Você já conhece os benefícios de ter um apoio para pés? Não é incomum que quem trabalha muitas horas sentado todos os dias tenha problemas de postura e dores corporais.
E uma das regiões que a maioria das pessoas costuma esquecer de apoiar durante suas horas de trabalho é justamente os pés. Mas, a verdade é que eles são tão importantes para a boa postura e seu conforto quanto o resto do corpo.
Um apoio para os pés é um ótimo investimento para quem passa muito tempo sentado, seja trabalhando ou estudando. Além de ser uma ótima forma de melhorar a postura e evitar dores na coluna. Pensando nisso, separamos os melhores apoios para pés:
1 Melhor Apoio de Pés 2 Melhor Apoio Custo Benefício 3 Melhor Apoio Ergonômico 4 Melhor Apoio Multiuso 5 Apoio para Pés Custo Benefício
O que é um apoio para os pés?
De uma forma simples, um apoio para os pés é uma superfície que serve para descansar os pés.
O apoio de pés ou suporte para pés também ajuda a manter a sua coluna na posição correta. Portanto, um apoio deve ser plano e de preferência antiderrapante, para que ofereça conforto, segurança e auxilie uma postura adequada.
Para isso, esse importante equipamento ergonômico possui algumas características essenciais:
Deve possuir um ajuste natural de inclinação, para que seja confortável;
Erguer as pernas em um ângulo aproximado de 95°;
Possuir uma base que não deslize, para que permaneçam estáveis no lugar durante o uso.
O apoio ergonômico para os pés também costuma oferecer regulagem de altura e inclinação. Vale lembrar que para um apoio de pés ser realmente útil, é preciso que a sua mesa e seu assento estejam na altura adequada também.
Como escolher o melhor?
Existem diferentes modelos de apoios para os pés no mercado. E eles podem ter diferenças significativas entre si, que vão impactar diretamente o uso do acessório no dia a dia.
Então, antes de fazer a sua escolha e decidir qual é o melhor apoio ergonômico para os pés, existem alguns fatores que você precisa saber.
Conheça seu espaço disponível
O primeiro ponto a considerar é qual é o seu espaço disponível. Afinal, existem diferentes tipos de mesas de escritório, e algumas oferecem pouco espaço abaixo para as pernas e para os pés.
Além do tamanho da sua mesa, considere a altura da sua cadeira, já que você precisa alcançar o apoio para os pés a partir dela.
Ao considerar esses fatores é possível avaliar se o modelo de apoio ergonômico que você escolher vai se acomodar no espaço disponível.
Considere a portabilidade
Você pretende levar seu apoio para os pés de casa para o escritório? Ou ainda levar o acessório em viagens de trabalho? Então, precisa considerar a portabilidade.
Existem apoios ergonômicos feitos de diferentes materiais, como plástico e MDF. Logo, os suportes variam em peso e em dimensões de tamanho.
Com isso, nem todos oferecem a mesma facilidade de transportar com você no dia a dia.
Avalie o conforto
O ideal é que a base de apoio para os pés seja grande o bastante para ter espaço suficiente para apoiar ambos os pés de forma confortável.
Ou seja, se você precisa ficar apertando seus pés um contra o outro e espremendo suas pernas, essa não é a sua melhor escolha.
Outro ponto importante para seu conforto é se certificar que o suporte de pés tenha uma superfície antiderrapante. Assim, seus pés não vão deslizar durante o uso.
Preste atenção no design
Basta uma rápida pesquisa para constatar: o design de apoios para os pés é bem variado conforme a marca e os modelos.
Logo, para escolher o melhor, você deve considerar se o design ergonômico tem o tamanho adequado para os seus pés, além de conferir se é feito com materiais com boa resistência e durabilidade.
Um fator imposto sobre o design é o peso e a altura suportados pelo apoio para pés. Pois, pessoas mais altas e/ou com um peso corporal maior devem adquirir um equipamento adequado ao seu tamanho.
Além disso, o modelo escolhido deve ser estável no chão e possibilitar a movimentação para frente e para trás.
Benefícios de usar um apoio para pés
Quem trabalha muito tempo sentado tem maior probabilidade de desenvolver problemas de coluna. E ter um apoio para os pés é uma forma de prevenir a ocorrência desses distúrbios. Mas, esse não é o seu único benefício:
Um apoio para os pés previne varizes e estrias;
Melhora a circulação sanguínea e previne doenças do sistema cardiovascular;
Ajuda a relaxar os músculos das pernas, promovendo uma maior sensação de conforto;
Previne dores nas articulações e musculares.
Em outras palavras, ter um apoio para os pés no escritório, ou mesmo em casa, permite ter uma melhor qualidade de vida. Portanto, é importante analisar com atenção a sua escolha antes de comprar.
Conclusão
As normas de ergonomia para trabalhadores de escritório são parte importante da segurança e medicina do trabalho. E o trabalhador deve levar a sério a questão ergonômica como forma de proteger a sua saúde.
Isso é uma questão importante mesmo para quem trabalha em home office. Então, escolher um bom apoio para os pés é tão importante quanto ter uma cadeira home office e uma mesa na altura certa.