5 Melhores Apoios Ergonômicos para Pés (Atualizado 2022)

Apoio para Pés

Você já conhece os benefícios de ter um apoio para pés? Não é incomum que quem trabalha muitas horas sentado todos os dias tenha problemas de postura e dores corporais.


E uma das regiões que a maioria das pessoas costuma esquecer de apoiar durante suas horas de trabalho é justamente os pés. Mas, a verdade é que eles são tão importantes para a boa postura e seu conforto quanto o resto do corpo.


Um apoio para os pés é um ótimo investimento para quem passa muito tempo sentado, seja trabalhando ou estudando. Além de ser uma ótima forma de melhorar a postura e evitar dores na coluna. Pensando nisso, separamos os melhores apoios para pés:

1

Apoio para Pés Air Micro

Melhor Apoio para Pés

2

Apoio para Pés Masticmol

Melhor Apoio Custo Benefício

3

Apoio para Pés Kensington

Melhor Apoio Ergonômico

4

Apoio para Pés Flameer

Melhor Apoio Multiuso

5

Apoio para Pés Souza & Cia

Melhor Apoio de Madeira para Pés

O que é um apoio para os pés?

De uma forma simples, um apoio para os pés é uma superfície que serve para descansar os pés. 


O apoio de pés ou suporte para pés também ajuda a manter a sua coluna na posição correta. Portanto, um apoio deve ser plano e de preferência antiderrapante, para que ofereça conforto, segurança e auxilie uma postura adequada. 


Para isso, esse importante equipamento ergonômico possui algumas características essenciais:


  • Deve possuir um ajuste natural de inclinação, para que seja confortável;

  • Erguer as pernas em um ângulo aproximado de 95°;

  • Possuir uma base que não deslize, para que permaneçam estáveis no lugar durante o uso.


O apoio ergonômico para os pés também costuma oferecer regulagem de altura e inclinação. Vale lembrar que para um apoio de pés ser realmente útil, é preciso que a sua mesa e seu assento estejam na altura adequada também.

Como escolher o melhor?

Existem diferentes modelos de apoios para os pés no mercado. E eles podem ter diferenças significativas entre si, que vão impactar diretamente o uso do acessório no dia a dia.

Então, antes de fazer a sua escolha e decidir qual é o melhor apoio ergonômico para os pés, existem alguns fatores que você precisa saber.

Conheça seu espaço disponível

O primeiro ponto a considerar é qual é o seu espaço disponível. Afinal, existem diferentes tipos de mesas de escritório, e algumas oferecem pouco espaço abaixo para as pernas e para os pés.


Além do tamanho da sua mesa, considere a altura da sua cadeira, já que você precisa alcançar o apoio para os pés a partir dela.

Ao considerar esses fatores é possível avaliar se o modelo de apoio ergonômico que você escolher vai se acomodar no espaço disponível.

Considere a portabilidade

Você pretende levar seu apoio para os pés de casa para o escritório? Ou ainda levar o acessório em viagens de trabalho? Então, precisa considerar a portabilidade.


Existem apoios ergonômicos feitos de diferentes materiais, como plástico e MDF. Logo, os suportes variam em peso e em dimensões de tamanho.


Com isso, nem todos oferecem a mesma facilidade de transportar com você no dia a dia.

Avalie o conforto

O ideal é que a base de apoio para os pés seja grande o bastante para ter espaço suficiente para apoiar ambos os pés de forma confortável.


Ou seja, se você precisa ficar apertando seus pés um contra o outro e espremendo suas pernas, essa não é a sua melhor escolha.


Outro ponto importante para seu conforto é se certificar que o suporte de pés tenha uma superfície antiderrapante. Assim, seus pés não vão deslizar durante o uso.

Preste atenção no design

Basta uma rápida pesquisa para constatar: o design de apoios para os pés é bem variado conforme a marca e os modelos.


Logo, para escolher o melhor, você deve considerar se o design ergonômico tem o tamanho adequado para os seus pés, além de conferir se é feito com materiais com boa resistência e durabilidade.


Um fator imposto sobre o design é o peso e a altura suportados pelo apoio para pés. Pois, pessoas mais altas e/ou com um peso corporal maior devem adquirir um equipamento adequado ao seu tamanho.


Além disso, o modelo escolhido deve ser estável no chão e possibilitar a movimentação para frente e para trás.

Benefícios de usar um apoio para pés

Quem trabalha muito tempo sentado tem maior probabilidade de desenvolver problemas de coluna. E ter um apoio para os pés é uma forma de prevenir a ocorrência desses distúrbios. Mas, esse não é o seu único benefício:


  • Um apoio para os pés previne varizes e estrias;

  • Melhora a circulação sanguínea e previne doenças do sistema cardiovascular;

  • Ajuda a relaxar os músculos das pernas, promovendo uma maior sensação de conforto;

  • Previne dores nas articulações e musculares.


Em outras palavras, ter um apoio para os pés no escritório, ou mesmo em casa, permite ter uma melhor qualidade de vida. Portanto, é importante analisar com atenção a sua escolha antes de comprar.

Conclusão

As normas de ergonomia para trabalhadores de escritório são parte importante da segurança e medicina do trabalho. E o trabalhador deve levar a sério a questão ergonômica como forma de proteger a sua saúde.


Isso é uma questão importante mesmo para quem trabalha em home office. Então, escolher um bom apoio para os pés é tão importante quanto ter uma cadeira home office e uma mesa na altura certa.