As 11 Melhores Mesas Digitalizadoras (Atualizado 2022)

utilizando mesa digitalizadora

Está procurando a melhor mesa digitalizadora para você? Então este guia é pra você. Reunimos aqui, as melhores mesas digitalizadoras e suas principais características e benefícios, fazendo uma análise completa de cada uma. 

 

Qualquer pessoa que já tenha trabalhado com uma mesa digitalizadora sabe como ela pode tornar todo o trabalho mais rápido e prático, economizando tempo e otimizando todo o processo. 

 

Seja você um iniciante ou profissional que está à procura de um modelo, sempre acaba surgindo aquela dúvida de qual a melhor mesa digitalizadora com um bom custo benefício e, pensando nisso, trouxemos os modelos mais renomados do mercado, como Wacom, Huion e XP-Pen para ajudar na sua decisão. Confira nosso guia completo sobre as Melhores Mesas Digitalizadoras em 2022.

 

1

Mesa Digitalizadora XP-PEN Artist 15.6 Pro

Melhor Mesa Digitalizadora Profissional

2

Mesa Digitalizadora Wacom Intous M

Melhor Mesa Digitalizadora Custo Benefício

3

Mesa Digitalizadora Wacom One CTL472

Mesa Digitalizadora Baratinha para Iniciantes

4

Mesa Digitalizadora XP-Pen Deco 01 V2

Melhor Mesa Digitalizadora Custo Benefício

 5

Mesa Digitalizadora WP-Pen G960S Plus

Melhor Mesa Digitalizadora Intermediária

6

Mesa Digitalizadora Wacom Intous Pro L

Mesa Digitalizadora para Artistas e Designers

7

Mesa Digitalizadora XP-Pen-Deco 03

Melhor Mesa Digitalizadora com Anel Rotativo mais Versátil

8

Mesa Digitalizadora Huion H640P

Mesa Digitalizadora Compacta e Fácil de Usar

9

Mesa Digitalizadora Huion H420

Mesa Digitalizadora Barata e Completa para Iniciantes

10

Display Interativo Wacom Cintiq 16 DTK1660

Melhor Display Interativo Profissional

Índice:

Melhores Mesas Digitalizadoras em 2022:

1. XP-PEN Artist 15.6 Pro

Melhor Escolha

.

Melhor Mesa Digitalizadora Profissional

Com uma alta precissão e fidelidade de cores. Essa é uma mesa digitalizadora profissional topo de linha, e com um preço justo pelo o que oferece.

Uma mesa digitalizadora com tela é capaz de fazer obras de artes. A XP-PEN Artist 15.6 Pro vem com a proposta de trazer mesas digitalizadoras com os melhores custos-benefícios e ela consegue isso com a excelente XP-PEN Artist 15.6 Pro.


Com um pouco mais de 1 cm, a mesa digitalizadora é leve e fina, sendo ideal para levar ao escritório e outros ambientes para trabalho ou lazer. 


O modelo oferece ainda um display com brilho intenso, contando tecnologia totalmente laminada e uma precisão de cor soberba de 120% sRGB com 178 graus de ângulo visual, além de oferecer cores ricas, imagens vívidas e detalhes deslumbrantes em uma visão ampla, tornando a experiência ainda mais agradável.


Precisão, controle e fluidez garantem um alto desempenho com seus 8192 níveis de sensibilidade à pressão.


Além disso o modelo é compatível com o Windows 10/8/7 (32/64 bits), Mac OS X versão 10.10 ou posterior e também com os principais softwares gráficos como Photoshop, Painter, Illustrator, Clip Studio e muitos outros.

2. Wacom Intuos M

Custo benefício e sem fio

.

Melhor Mesa Digitalizadora Custo Benefício

Fina, compacta e uma ótima qualidade de construção. Facilmente conectável. Uma ótima opção custo benefício.

A mesa digitalizadora Wacom Intuos M, é um dos renomados modelos da marca, e foi minimamente pensada para que você crie o que quiser, da melhor forma possível!


Com todas as ferramentas necessárias para que você estimule e explore ainda mais sua criatividade, o modelo permite uma experiência única de criação, com mais linearidade, calibração de equilíbrio de peso, precisão e controle nos seus desenhos.


Com mais resistência e sofisticação, a Wacom Intuos M é ideal para carregar por onde for, sendo fina como um smartphone e tão leve como um envelope. Tudo isso deixa essa mesa digitalizadora profissional extremamente natural e confortável. 


A caneta, com 4. 096 níveis de sensibilidade à pressão, agrega ainda mais valor e seu método de ressonância eletromagnética (EMR). +/- 0, 25 mm de tolerância digital exibe exatamente onde a caneta aparece na tela. 


E não é só isso, ao comprar a Wacom Intuos M, você receberá três programas de software para download: Corel Painter Essentials 7, Corel Aftershot 3 e CLIP STUDIO PAINT PRO.

3. Wacon One CTL472

Mais Barata

.

A Mesa Digitalizadora mais Barata

Uma ótima opção para iniciantes ou para quem quer uma mesa digitalizadora boa e barata para dar aulas.

A Wacon One CTL 472 reúne em um único modelo versatilidade e praticidade! Essa mesa digitalizadora, além de ótimo custo benefício, garante a criação de esboços precisos e edição de fotos do básico ao mais avançado.


Com tecnologia avançada, a caneta magnética que acompanha o modelo garante total controle e precisão nas suas criações com sensibilidade à pressão em 2048 níveis. Além disso, seu tamanho pequeno é perfeito para espaços menores, mas com espaço suficiente para soltar a criatividade.


Com configurações simples e total facilidade de uso, basta conectar a sua One by Wacom no cabo USB ao seu PC ou MAC e começar a usá-la.

4. XP-PEN Deco 01 V2

Valor Acessível

.

Mesa Digitalizadora Boa e Barata

Com uma vasta opções de conexões, boa sensibilidade e botões programáveis. Essa é uma mesa digitalizadora boa e acessível.

Se você quer uma mesa digitalizadora mais em conta, mas com ótima qualidade, conheça a XP-PEN Deco 01 V2. Com uma área de trabalho de 10 x 6,25 polegadas e espessura de 8 mm, ela é ideal para levar para qualquer lugar e começar a sua criação com um espaço excelente!


O modelo vem também com uma caneta sem bateria com 8192 níveis de sensibilidade à pressão e uma inclinação do pincel de 60 graus que garante linhas e traços totalmente naturais e suaves.


Para deixar tudo ainda mais prático e aumentar a sua produtividade, a XP-PEN Deco 01 V2 possui oito teclas de atalho que você pode personalizar da maneira que achar melhor e que se ajustam com facilidade à ponta do dedo.


A segurança do seu tablet para desenho digital é garantida pelo Deco 01 V2, um filme protetor adicionado ao tablet que é responsável por protegê-lo e reduzir os riscos de arranhões e impressões digitais.


Para finalizar, o modelo é compatível com Photoshop, SAI, Painter, Illustrator, Clip Studio e muitos outros. Além de suportar Windows 10/8/7, MAC OS X 10.10 ou superior e Android 6.0 e superior.

5. XP-PEN Star G960S Plus

Ótima sensibilidade

.

Mesa Digitalizadora Intermediária


A XP-PEN Star G960S Plus é uma mesa digitalizadora grande o suficiente para que você tenha mais espaço e liberdade para criar. Com uma área de trabalho de 9 x 6 polegadas e uma interface USB à parte, a Star G960S Plus funciona com o software comum do Microsoft Office, como Word, PowerPoint, OneNote e muito mais!


Além disso, ela suporta a tinta digital no Microsoft Office, o que permite que você escreva de forma simultânea com tinta, enquanto apresenta suas anotações e manuscritos virtuais. Você também pode personalizar os atalhos da maneira que preferir e deixá-lo ainda mais eficiente e conveniente para realizar suas tarefas.


Com relação a caneta PH2, ela não deixa nada a desejar. Com 8.192 níveis de sensibilidade à pressão e até 60 graus de inclinação, seu efeito natural e suave proporciona uma experiência extremamente prazerosa. A naturalidade vem de seu desenho, que foi modelado a partir de um lápis tradicional, se adaptando aos hábitos de seus usuários e garantindo linhas e traços mais requintados. 


A XP-Pen Star G960S Plus tem compatibilidade com Windows 10/8/7, Mac OS X 10.10 e superior, Android 6.0 e superior. Além de suportar diversos softwares importantes, como Photoshop, SAI, Painter, Illustrator, Clip Studio, GIMP, Medibank, Krita, Firealpaca, Blender 3D e etc.

6. Wacom Intuos Pro L

Ótima sensibilidade

.

Mesa Digitalizadora para Artistas e Designers

Com mais de 8000 níveis de sensibilidade e uma grande área útil. Essa é uma ótima escolha para seus desenhos digitais.

A Wacom Intuos Pro L é uma das maiores referências de tablets para desenho digital do mercado e a Wacom Intuos Pro L um dos modelos mais renomados entre os profissionais da área. 


Se você está à procura de mais produtividade, a Wacom Intuos Pro L é pra você. Além de ser construída com materiais de altíssima qualidade, essa mesa digitalizadora conta com a incrível Wacom Pro Pen 2, que conta com 8192 níveis de sensibilidade à pressão e 4x mais precisão, dando vida a sua tela. 


Você também pode escolher entre os tamanhos médios e grandes, mas ambos contam com oito ExpressKeys específicas para aplicativos, tecnologia Multi-Touch e tamanho suficiente para criar e sem ocupar espaço na sua mesa.


Aproveite também o Avançado Fluxo Criativo Digital para artistas e designers e torne seu ambiente de trabalho digital uma verdadeira fonte de criatividade!


Ergonomia, tecnologia e produtividade são algumas das palavras que fazem parte dos usuários da Wacom Intuos Pro L.

7. XP-PEN DECO 03

Ótima sensibilidade

.

Mesa Digitalizadora com Anel Rotativo mais Acessível.


Mais uma mesa digitalizadora grande que merece destaque! Com uma área de trabalho de 10 x 5,62 polegadas, a XP-PEN DECO 03 foi especialmente projetada para usuários destros e canhotos, além de um mostrador vermelho multifuncional responsável por conferir ao modelo ainda mais eficiência.


Com 8192 níveis de pressão de sua caneta P05, ela oferece facilidade no fluxo das linhas e desempenho superior. Além disso, conta com seis teclas de atalhos que podem ser personalizadas da maneira que você preferir.


O modelo também tem capacidade com e sem fio, com entrada USB TYPE-C e suporte para Windows 10/8/7 (32 / 64bit), Mac OS X versão 10.10 ou posterior. Além de compatibilidade com diversos programas de desenho como Photoshop, Manga Studio, CorelPainter, SketchBook Pro, Illustrator, Clip Studio, Fire Alpaca, Zbrush, openCanvas e muito mais.


Sem dúvidas, a XP-PEN DECO 03 é uma mesa digitalizadora para desenhos de alto nível e ótimo custo-benefício. 

8. Huion Inspiroy H640P

Ótima sensibilidade

.

Mesa Digitalizadora com Anel Rotativo mais Acessível.


Com suporte para Mac/Windows/Android, a mesa digitalizadora Huion Inspiroy H640P, conta com um adaptador capaz de transformar seu smartphone ou tablet em uma tela de desenho digital!


De uso fácil e intuitivo, o modelo é uma excelente opção para iniciantes ou crianças, contando diversos recursos e ferramentas para dar a liberdade necessária para criar. Além disso, com a H640P, professores e estudantes têm facilidade para escrever, fazer diagramas, fazer anotações e muito mais, sendo ideal para educação on-line e trabalhos remotos. Além de ser compatível com Word, Powerpoint OneNote e mais.


A caneta digital PW100 tem um desempenho preciso com seus 8192 níveis de sensibilidade à pressão e uma resolução de 5080 LPI com quase nenhum atraso. Você também não precisa carregar a caneta, que é livre de bateria, e os botões na sua lateral ajudam a alternar com agilidade entre caneta e borracha. 


Com seu design compacto e portátil, o tablet para desenho digital é fino e com uma área para criação de 16 x 9,9 cm, garantindo o espaço perfeito para criar e sempre pronto para ser levado para onde você quiser. 

9. Huion H420

Perfeita para iniciantes

.

Mesa Digitalizadora Boe e Barata para Iniciantes.

Uma opção completa e barata para quem está iniciando

Por fim, vamos falar da incrível Huion H420, modelo compatível com pintor Corel, CorelDraw, Photoshop, Illustrator, Fireworks, Macromedia Flash, Comic Studio, SAI, Paint tool sai, Infinite Stratos, 3D MAX, Autooffice MAYA, Pixology ZBrush e muito mais!


Mais opção de mesa digitalizadora com ótimo custo benefício, a Huion H420 conta com função de cursor e placa como tela e interface USB, Plug e Play, sem precisar instalar qualquer tipo de driver externo, sendo extremamente conveniente e prática.


Além disso, o modelo conta com três teclas expressas, trazendo mais praticidade e agilidade de uso, além de rolagem de caneta, que permite que você role documentos e páginas da web pressionando apenas o botão do meio da caneta digital sobre a área de trabalho do tablet para desenho. 


Modelo compatível com Windows XP/Vista/Win7/8/10 e Mac OS 10.8.0 ou superior.

10. Wacom Cintiq 16

Melhor Display Interativo 

.

Melhor Mesa Digitalizadora Profissional

Com um belíssimo display interativo e alta fidelidade de cores, essa mesa digitalizadora é o investimento definitivo para os profissionais mais exigentes.

A Wacom Cintiq 16 é, provavelmente, o melhor display interativo que você vai encontrar. A sua tela de alta resolução e sensibilidade é perfeitamente equipada para elevar suas habilidades para o próximo nível é ideal para uma experiência de desenho digital única.


O seu monitor garante total ergonomia, além de cores vibrantes e definição HD, garantindo que todos os detalhes do seu trabalho realçam ainda mais no ambiente digital. 


O produto conta ainda com a Pro Pen 2, uma caneta digitalizadora com tecnologia de ponta e mais de 8 K de sensibilidade à pressão, além de reconhecer com facilidade traços finos.A Pro Pen 2 é, sem dúvidas, a caneta ideal para qualquer tipo de trabalho, captando todos os movimentos da sua mão.   


Você ainda pode conectar a mesa digitalizadora ao computador com o cabo HDMI e trabalhar com outros softwares criativos, como:

  • Adobe suite (Illustrator, Photoshop, Lightroom).

  • Corel suite (Painter, Draw, Paintshop Pro).

  • Autodesk Sketchbook, Paint Tool SAI, ArtRage, Krita, Artweaver, Rebelle, Clip Studio Paint e muitos outros.

Por que comprar uma mesa digitalizadora?

As mesas digitalizadoras foram capazes de transformar a forma com que designers gráficos e artistas trabalham e fazem suas criações. Presente cada vez mais nos dias desses profissionais, há quem diga que a ferramenta é o futuro para aqueles que trabalham com isso. 


O aumento da produtividade, a facilidade em fazer ajustes, navegar, apagar e a agilidade que ela oferece são apenas alguns dos benefícios garantidos pelas mesas digitalizadoras. Com certeza uma mesa digitalizadora irá aumentar sua produtividade ao desenhar no Adobe Photoshop, por exemplo.


Com a sua popularização, surgiram diversos modelos no mercado, desde o mais simples aos profissionais avançados, atendendo as mais variadas necessidades.


Com os diferentes modelos, pode se tornar um pouco confuso saber qual a opção ideal para você e, pensando nisso, criamos esse guia completo de modelos de mesas digitalizadoras para que você faça sua escolha mais assertiva. Leia com atenção e aproveite! 

O que é uma mesa digitalizadora?

Também conhecida como tablet para desenho digital, a mesa digitalizadora se trata de uma superfície, que corresponde a uma “folha digital”, em que você conecta ao seu computador e pode escrever ou desenhar o que quiser nela.


Acompanhada da mesa digitalizadora, vem uma caneta específica para utilizar, que pode variar de modelo para modelo, se diferenciando de acordo com a sensibilidade, formato, espessura e etc. 


Vale lembrar que artes feitas nas mesas digitalizadoras não aparecem nela, mas sim direto na tela do seu computador, sendo salvo no seu aparelho em forma de arquivo.


Todo o processo da mesa digitalizadora e a caneta são pensados de forma para ser o mais natural possível, para que você tenha total liberdade e suavidade na sua criação. Apesar dos diferentes modelos, com funcionalidades que podem variar, de forma geral, as mesas digitalizadoras reconhecem apenas a caneta que a acompanha. 


Quanto a seus benefícios e usabilidade podemos dizer que são quase ilimitados, facilitando diversas tarefas como edição de fotos, criação de desenhos e logotipos, design de interfaces, artes digitais e muito mais.


Podemos dizer que as mesas digitalizadoras surgiram com o propósito de facilitar e agilizar todo o processo realizados pelos usuários nessas tarefas, aumentando a produtividade e eficiência do trabalho exponencialmente.

Como escolher uma mesa digitalizadora?

Como dito anteriormente, as variedades de modelos, com suas especificidades e características diferentes, mesmo que pequenas, podem acabar confundindo na hora da compra. 


Para ajudá-los a tomar a decisão final, separamos aqui os principais fatores para serem levados em conta na hora de comprar a sua mesa digitalizadora para que assim, você faça a escolha certa de um modelo que atenda a todas as suas necessidades.


Confira a seguir, de maneira simplificada, todos os detalhes a respeito das mesas digitalizadoras e como elas se diferenciam entre si:  

Tamanho e Resolução 

O tamanho talvez seja o primeiro fator a ser considerado e pode até parecer simples, mas é sempre analisá-lo com cuidado antes de comprar a sua mesa digitalizadora.


Para determinar o tamanho ideal do seu modelo, antes de mais nada, é preciso pensar qual o nível de detalhamento você quer dar ao suas criações, pois isso irá impactar diretamente no tamanho a ser escolhido.


As medidas das mesas digitalizadoras são feitas em polegadas e você irá encontrar modelos: 

Mesa Digitalizadora Pequena: 

As mesas digitalizadoras consideradas pequenas são aquelas que se encontram na faixa de 4 a 5 polegadas. Além de serem mais compactas e ocupar menos espaços, são, geralmente, mais baratas. 

Mesa Digitalizadora Grande:

Para artistas que trabalham com a criação de desenhos mais complexos e detalhados, as mesas digitalizadoras grandes são as ideais. Esses modelos variam entre 6 a 8 polegadas, para atender melhor às suas necessidades artísticas.


A resolução dos modelos é feita em LPI (que corresponde a linhas por polegadas) e quanto maior o LPI, mais precisa é a mesa digitalizadora. Para um modelo de qualidade, a recomendação é que você opte por aqueles com valores superiores a 2048 LPI.

Conectividade: 

Muitas pessoas acabam subestimando a importância de checar a conectividade da mesa digitalizadora antes da compra, mas é sempre importante garantir que seus dispositivos terão uma boa conexão entre si, sem nenhum tipo de desgaste ou transtorno. 


Apesar de grande parte das mesas terem conectividade via USB 3.0, alguns modelos mais novos se conectam através de USB-C (esses são bem mais caros que a média).

Controles:

Com relação ao controle, você irá precisar descobrir qual a opção mais adequada e optar pelo modelo que irá oferecê-lo. Eles podem variar de acordo com as posições dos botões, podendo estar localizado nas mesas digitalizadoras ou nas canetas. Basta você saber qual prefere e qual é mais acessível para você. 

Níveis de Pressão:

O nível de pressão talvez seja um dos pontos mais importantes a ser considerado na hora da sua escolha. 


É o nível de pressão que irá determinar a intensidade que a sua mesa digitalizadora consegue ler e reproduzir os mais diversos traços feitos por você. 


Na prática, isso significa que a força e a intensidade que você pressiona a caneta na superfície do seu tablet para desenho digital, assim como o lápis no papel, o seu traço poderá sair mais fino ou mais grosso. 


Dessa forma, quanto maior o nível de pressão, maior é a variação da intensidade dos traços. Entendeu?

Acessórios:

A caneta que acompanha cada modelo de mesa digitalizadora, é chamada de Caneta Stylus. Ela é o principal acessório que irá acompanhar os seus dispositivos e pode variar quanto ao tamanho, espessura e conforto. 


Por isso, busque por canetas que “encaixe” ao formato da sua mão e a sua forma de desenhar, para garantir mais produtividade e evitar dores após longas horas de criação. 

Como escolhemos as melhores mesas digitalizadoras? 

Diante de tudo que dito nesse guia completo de modelos de mesas digitalizadoras e se você se atentar a todos os critérios expostos, com certeza você já tem uma direção dos melhores modelos disponíveis no mercado para fazer sua escolha.


Após selecionar os modelos que mais te atendem, analise mais uma vez as descrições feitas por nós e encontre a mesa digitalizadora ideal para suas necessidades. 

Conclusão

Por fim, apesar de parecer difícil escolher a sua mesa digitalizadora, nós esperamos ter facilitado o processo e ajudado você a entender as principais diferenças entre cada uma.


Com o nosso guia, você poderá encontrar de forma rápida e simples a mesa digitalizadora ideal para você e que atenda todas as suas necessidades. Você encontra esses modelos nas mais diversas lojas tanto no Brasil, como fora dele.