Os 11 Melhores Tablets para Estudar (Atualizado 2022)

Tablet para Estudo

Ter um tablet para estudar é uma maneira de otimizar o seu cotidiano, tendo acesso a diferentes conteúdos na palma das mãos.


No entanto, é perfeitamente natural querer o melhor tablet para estudar com um preço que cabe no seu orçamento. E por isso mesmo, nós listamos excelentes opções de tablet para estudo, visando te ajudar na escolha. Confira a seguir nossas sugestões.

Os Melhores Tablets para Estudar em 2022

Para orientar sua compra, nós separamos os tablets em duas categorias distintas, são elas: melhores tablets com caneta e melhores tablets simples. Os com caneta são mais caros, vale a pena escolher de acordo com sua necessidade de uso, confira:

1

Tablet Lenovo Tab P11 Plus

Melhor Tablet para Estudar

2

Tablet Xiaomi Pad 5

Tablet Potente para Estudar

3

Apple iPad (9a geração)

Tablet com melhor sistema operacional

4

Tablet Samsung Galaxy Tab S7 FE

Tablet Grande com Caneta Inclusa

5

Tablet Samsung Galaxy Tab S7 FE

Tablet Premium com tela média

6

Tablet Samsung Galaxy S6 Lite

Tablet custo benefício com caneta

7

Tablet Samsung Galaxy A7 Lite

Tablet Premium, bom e potente

 8

Tablet Samsung Galaxy A7 Lite

Tablet Bom para Leitura

9

Tablet Samsung Galaxy Tab A8

Tablet bom e barato

10

Tablet Samsung Galaxy Tab S7 FE

Tablet mais barato da lista

11

Tablet Samsung Galaxy Tab A

Tablet pequeno, bom e barato

Os Melhores Tablets com Caneta para Estudar:

Lenovo Tab P11 Plus

Para iniciar nossa lista, o Lenovo Tab P11 Plus é um tablet com bom custo benefício e com suporte a caneta. A imagem da tela de 11 polegadas é multitouch IPS, isso significa uma resolução de 2K e brilho de 400 nits, ou seja, é uma tela que oferece excelência para assistir suas aulas em vídeo e até mesmo para se divertir no horário live.


Um diferencial é que a tela possui certificação Low Blue Light, ou seja, é projetada para reduzir o impacto da luz em seus olhos, gerando um uso mais saudável.


Com câmera frontal de 8MP e traseira de 13MP, o tablet é ideal para tarefas de seu dia a dia de estudos. Além disso, oferece entretenimento de qualidade em relação a imagem e som.


Com 64 GB de memória, 4 GB de memória RAM, conexão por chip de celular e Wi-Fi, o tablet é bem completo para que você possa ter uma boa experiência de processamento das informações.


Dessa forma, os apps não travam quando são usados ao mesmo tempo. Bem como, oferecem uma boa performance em sua rotina de estudos.


Outro diferencial do tablet é que ele tem etiqueta A+ de consumo de energia, o que é a versão mais eficiente possível em relação ao carregamento e uso da bateria.


Portanto, o Lenovo Tab P11 Plus é uma excelente opção com boa performance, suporte de caneta e permite o uso não só para os estudos como também para seu entretenimento pessoal. 

Xiaomi Pad 5 

O Xiaomi Pad 5 por sua vez tem uma tela muito boa com suporte a HDR, e taxa de atualização de 120hz. Além disso, tem um acabamento elegante com frame de metal que pode ser usado em diferentes ambientes.


O processador potente SnapDragon do tablet para estudar com caneta garante uma performance sem travamentos durante o uso de aplicativos e anotações de seus estudos.


Outro diferencial é que o modelo possui compatibilidade com caneta e teclado. Portanto, se você está estudando em casa e quer uma performance com teclado não haverá dificuldade alguma em relação ao uso do equipamento nesse formato. 


O que pode ser interessante para ganhar agilidade ao editar textos ou redigir um texto para um conteúdo para alguma matéria.


Portanto, é um tablet muito completo e atraente para quem precisa de versatilidade. O tablet tem sistema Android, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno, se conecta por Wi-Fi e tem tecnologia de tela LCD.


A tela do tablet tem 11 polegadas e ele tem câmera traseira de 8MP. Portanto, é um equipamento bem completo em configuração, o que permite o máximo conforto de uso na rotina.


Quem está disposto a investir na busca por compatibilidade para que tenha um tablet que pode ser usado em diversas demandas pode investir no Xiaomi Pad 5 que tem uma ótima performance.

iPad 9a geração 

O iPad 9ª geração complementa nossa lista de tablet com caneta para estudo, como uma boa opção da Apple em custo benefício.


Com suporte para a caneta que é vendida separadamente, o iPad tem um processador potente. Com 10,2 polegadas, o tablet tem 64 GB de RAM ou 256 GB dependendo de quanto está disposto a pagar. Afinal, quanto mais capacidade de armazenamento, mais caro o iPad fica.


Com bateria que dura até 10 horas e alto-falante estéreo, o tablet é excelente para abrir diversos aplicativos de uma só vez, bem como, tem excelente áudio para que você ouça suas aulas com nitidez.


O chip A13 Bionic é um fator que faz total diferença no desempenho rápido do equipamento, que te ajuda a estudar com mais eficiência e ainda permite que você se divirta em seu horário livre.


Um diferencial do iPad 9ª geração é que ele também é muito útil para quem quer um tablet não só para estudar. Uma vez que, é possível assistir suas séries favoritas e até mesmo jogar como se fosse um vídeo game, afinal, o tablet oferece total qualidade de uso para diversas funções.


Com câmera frontal de 12 MP e traseira de 8 MP, é possível registrar vários momentos em seu iPad, o que vai te ajudar a não perder nada o dia a dia. Além disso, o tablet se conecta por Wi-Fi ou 4G integrado. 


E se você quiser conectar com teclado que é vendido separadamente, aproveite para escrever seus relatórios de forma eficiente usando o tablet.


Aproveite as configurações diferenciadas do iPad 9ª geração para usá-lo por muito tempo em sua rotina de estudos, tendo um equipamento versátil, de alta qualidade e que se manterá como um bom investimento no longo prazo.

Samsung Tab S7 FE 

O Samsung Tab S7 FE por sua vez é um tablet grande, com caneta inclusa suas 12.4 polegadas de tela acabam diminuindo a mobilidade do equipamento. O tamanho do equipamento facilita o uso da caneta para escrever e editar seus conteúdos. 


Com conexão por Wi-Fi e peso de 900 gramas, o tablet tem capacidade de 128 GB de memória RAM. Com bateria de 10.090 mAh o equipamento consegue uma performance de até 13 horas de funcionamento.


O tablet é compatível com teclado, oferecendo a máxima produtividade para quem precisa editar textos com maior agilidade. Ter um tablet com teclado para estudar torna o dia a dia mais fácil.


Além disso, você pode usar o Samsung Tab S7 FE sincronizado com seu smartphone Galaxy. Dessa forma, você consegue ter uma experiência completa sem perder nenhum dado relevante de suas produções.


A câmera traseira do tablet tem 8 megapixels, além disso o processador é eficiente garantindo uma ótima experiência com o chipset Snapdragon 750G contribuindo para um uso muito prático do tablet que é capaz de processar inúmeros dados.


Isso é importantíssimo para que seja possível usar múltiplos aplicativos ao mesmo tempo, sem que o usuário enfrente travamentos.


O modelo é um dos mais caros da Samsung em nossa lista, mas apresenta como diferencial o fato de ter ótimas características que facilitam o uso diário.


Se você devesa um tablet que tem a tela grande, bom custo benefício e uma caneta que te ajuda a ter a melhor experiência de uso, o Samsung Tab S7 FE é a melhor escolha para sua rotina.

Samsung Tab S8 

O Samsung Tab S8 é uma outra opção em nossa lista, sendo um excelente tablet para faculdade por ter tela média, ótima qualidade de imagem e bom processador, com configurações de um tablet premium que pode ser considerado o melhor tablet para estudar PDF.


Com 11 polegadas, o tablet tem uma tela que é confortável para diversos usos. Além de contar com caneta S incluída e bateria de longa duração, o que faz toda a diferença para quem busca passar muitas horas com a ferramenta em uso, sem preocupação com tomada.


A câmera traseira de 5 MP permite boas fotos, para que nenhuma informação fique perdida por não ter dado tempo de anotar.


Além disso, é um tablet que se conecta por Wi-Fi e Bluetooth. Com capacidade de armazenamento de 256 GB o tablet é eficiente para te ajudar a salvar todos aqueles arquivos que são necessários consultar durante o semestre.


A utilização do chipset Qualcomm Snapdragon atualizado, permite que o tablet seja bem eficiente mesmo quando você abre vários aplicativos ao mesmo tempo.


Portanto, é um modelo excelente para quem busca eficiência e qualidade, com um bom custo benefício para seu tablet.


O Samsung Tab S8 é versátil para estudar e se entreter usando a mesma ferramenta. Além disso, tem um bom custo benefício e é um excelente tablet com caneta para ter em sua rotina para estudos e entretenimento.

Samsung Tab S6 Lite 

Falando em modelos com um bom custo benefício, o Samsung Tab S6 Lite é um modelo de tablet com caneta que deve ser lembrado.


Com câmera frontal de 5 MP e traseira de 8 MP, o tablet tem caneta que te ajuda a escrever e desenhar, o que faz com que ele seja uma ótima opção para transportar todos os dias como se fosse seu caderno.


A tela de 10.4 polegadas é confortável para uso, sem ser excessivamente grande, o que facilita o transporte na mochila ou uma bolsa mediana.


Leve e fino, o tablet tem 64 GB de armazenamento, se conecta por Wi-Fi e tem selo A+ de economia de energia. O que permite um carregamento rápido, eficiente e econômico.


A performance dele é excelente, o que proporciona o bom custo benefício. Sem dúvidas, é um dos melhores modelos para quem deseja um tablet para estudar, seja no colégio ou na faculdade.


Por ser leve, fino e ter um custo acessível, o Samsung Tab S6 Lite é um sucesso com estudantes. Em especial devido ao fato de que a caneta transforma sua experiência de uso.


Vale a pena analisar se o modelo é compatível com seu orçamento e expectativas, tendo em vista que, sua performance agrada e surpreende positivamente.


O Samsung Tab S6 Lite é uma ótima opção de tablet com bom custo benefício e ótima portabilidade de casa para a sala de aula, facilitando a sua rotina de uso.

iPad Air de 5 geração 

Encerramos nossa lista de modelos que são compatíveis com caneta no iPad Air de 5 geração, que é um tablet premium, bom e potente.


O design elegante do iPad permite o uso nos mais variados ambientes e não só nas aulas. Com tela de 10.9 polegadas, 64 GB de armazenamento e conexão 5G ou Wi-Fi, o modelo é bastante completo para sua experiência de uso ser a melhor possível!  


Fácil de usar, fino, leve e resistente, o modelo tem bateria duradoura e é potente. O que permite o uso de jogos e aplicativos pesados, até mesmo o Photoshop pode ser baixado no tablet para edição de imagens sem qualquer travamento.


A câmera traseira e a frontal possuem 12 MP de resolução, além disso, o reconhecimento de identidade é integrado ao botão superior, o que garante autenticação rápida e segura.


Compatível com Apple Pencil de 2° geração que se fixa ao modelo magneticamente e recarrega sem fio, a experiência de uso é potencializada com o conjunto de equipamentos.

Além disso, você pode adquirir também o teclado em separado, para digitar o que for necessário em seu iPad, facilitando o desenvolvimento de relatórios.


O iPad Air de 5 geração é um investimento interessante não só para estudar e se entreter, como também para o início de carreira. Servindo como um bloco de notas para as mais variadas demandas de uso. Portanto, além de ser útil na faculdade ou escola o iPad Air de 5 geração pode ser usado por muitos anos sem perder performance, o que justifica o investimento inicialmente mais alto.

Os Melhores Tablets Simples para Estudar:

Samsung Galaxy Tab A7 Lite 

Precisa de um tablet simples? O Samsung Galaxy Tab A7 Lite é um modelo de entrada, indicado para quem quer ler conteúdo e assistir vídeos com facilidade. 


A tela de 8.7polegadas garante que o modelo seja fácil de transportar para qualquer lugar. Além disso, o aparelho tem 3G de RAM e 32 GB de capacidade de armazenamento.


Essa combinação é útil para um bom processamento, evitando que o tablet trave durante o uso enquanto está estudando ou editando algum material.


Com conexão Wi-Fi e etiqueta nacional de eficiência energética A+, o aparelho também conta com câmera frontal de 5 MP, o que permite um uso com fotos de boa resolução.


O preço acessível permite que o tablet seja uma boa opção para estudantes do ensino médio ou aqueles que já estão no ensino superior, mas lidam com materiais que exigem mais edição e trabalho em texto. Afinal, os programas de edição de imagens e vídeo são mais pesados.


Por ser um modelo de entrada, o tablet é básico e funciona muito bem para demandas simples como leitura, edição de texto e assistir vídeos das aulas.


Mesmo com um armazenamento mais básico, ainda é possível salvar muitos materiais em PDF e usar no cotidiano para seus estudos com total praticidade, estando conectado ou não.


O Samsung Galaxy Tab A7 Lite vale a pena para quem tem essas demandas e deseja ter um equipamento compatível e com preço muito atraente.

Samsung Galaxy Tab A8 

O Samsung Galaxy Tab A8 é um modelo mais completo que o anterior, mas ainda é simples e tem ótimo custo benefício.


Quem trabalha muito com texto pode aproveitar que ele aceita teclado e é bom para produtividade, mas não tem suporte a caneta da Samsung, portanto, se o uso de caneta é fundamental para você não é o modelo ideal.


Com conexão Wi-Fi, o modelo tem tela de 10.5 polegadas, o que é mais confortável que a versão 7, sem deixar de ser bem interessante do ponto de vista da mobilidade.


Com capacidade de armazenamento de 64 GB o tablet também tem 4GB de RAM, o que garante uma performance mais interessante de processamento sem travamentos.


A bateria de longa duração ajuda a garantir os estudos sem que seja necessário ficar dependente de tomada o tempo todo.


Outro fator interessante é que, o modelo tem alto-falantes assinados pela Atmos, o que garante perfeita capacidade de ouvir todos os detalhes do conteúdo transmitido pelo professor durante as aulas em vídeo. 


O que também possibilita muita qualidade para quem busca se divertir com o tablet nos momentos vagos, afinal, permite que ouça músicas e veja vídeos de sua preferência com total qualidade de som.


O Samsung Galaxy Tab A8 é, sem dúvidas, um bom investimento para quem busca um tablet com boa performance para usar intensamente no dia a dia substituindo o tradicional caderno sem abrir mão de conforto e qualidade por um preço acessível.

Multilaser M10A 3G

O Multilaser M10A 3G é o modelo mais barato em nossa lista, sendo um tablet básico que oferece boas qualidades. Ele tem 10 polegadas de tela, com 32 GB de capacidade de armazenamento, 2GB de memória RAM, se conecta por Wi-Fi, 3G e Bluetooth.


A câmera traseira do modelo tem flash, para que você possa fazer chamadas de vídeo e fotos de qualidade para ter acesso aos principais materiais de sua preferência sempre.


Além disso, o modelo mais barato em nossa lista é fácil de transportar sem precisar abrir mão de uma tela de qualidade e que proporciona conforto para o uso, afinal, são 10 polegadas.


O processador Quad Core é responsável por garantir rapidez na performance do modelo, mesmo que ele tenha uma ficha técnica mais simplória. Afinal, é o mais barato na lista e com isso, é natural que seja um modelo mais simples em configurações.


Quem está no ensino médio ou tem demandas meramente textuais pode se beneficiar do modelo de entrada, que tem boa capacidade para a edição de textos e materiais no geral que podem demandar uma configuração mais básica.


O modelo é ideal para quem quer experimentar o uso de um tablet na rotina de estudos, mas não tem certeza de que irá se adaptar e por isso, não quer investir muito na compra.


O Multilaser M10A 3G é excelente para quem deseja economizar e ter um tablet como ferramenta de estudos, usufruindo de uma boa performance que é compatível com um tablet de entrada.

Samsung Galaxy Tab A 

Para finalizar nossa lista o Samsung Galaxy Tab A é um modelo de tablet pequeno, com apenas 8 polegadas de tela.


Entretanto, o modelo tem 32 GB de capacidade de armazenamento, conecta-se por 4G, tem memória interna de 2GB e pode ser expandida para até 64 GB com uso de cartão de memória. Com conexão Wi-Fi e Bluetooth, o modelo tem etiqueta nacional A+ de eficiência energética.


O processador de 2 GHz garante rapidez para a edição de PDF e outros materiais escritos diretamente em seu tablet, para garantir que sus anotações sejam rápidas e eficazes, possibilitando que não perca nenhum detalhe em seus estudos.


Com apenas 700 gramas e tela pequena, o tablet é uma opção muito fácil de transportar em seu dia a dia, garantindo um uso cômodo para seus estudos.

A bateria de 5.100 mAh garante muitas horas de estudo com total independência da tomada, o que também é um critério importante para quem busca um equipamento portátil.


Com áudio bom para assistir suas aulas em vídeo, o modelo também pode funcionar como smartphone por aceitar chamadas como os celulares convencionais. Portanto, é uma boa pedida para jovens que usam como ferramenta de estudo e comunicação com a família.


O Samsung Galaxy Tab A é um tablet de baixo custo, com muitos benefícios e que pode ter sua configuração melhorada com cartões de memória externos, portanto, vale o investimento para quem quer um modelo básico, barato e fácil de transportar em seu dia a dia.

É bom utilizar o tablet para estudar?

Leve, fácil de transportar, prático e eficiente, o tablet é excelente para estudar não só em casa como para colocar na mochila e levar para suas aulas. 


Tendo em vista que, você vai ter total comodidade de transporte, facilidade de usar o tablet para fazer anotações, acompanhar materiais audiovisuais, baixar PDF que o professor disponibiliza e muito mais.


O tablet não precisa obrigatoriamente estar conectado o tempo todo para te proporcionar uma boa experiência de uso para os estudos. Sendo uma boa ferramenta para ter nas mãos para facilitar a rotina, evitando a distração do smartphone e ainda contando com tecnologia para otimizar seus estudos.


Sem dúvidas, usar um tablet para estudar é um grande upgrade quando comparamos com o uso de um caderno tradicional.

Como escolher um tablet para estudo?

É preciso considerar uma série de fatores, colocando a sua demanda como prioridade para que você possa identificar qual é a melhor opção de acordo com o seu orçamento. Veja alguns fatores que podem ser considerados para a decisão assertiva:

Tablet com caneta para estudar

Um tablet com caneta para estudar possibilita um uso mais dinâmico para fazer anotações, desenvolver projetos e atuar especialmente em desenhos e outras demandas mais gráficas.


A caneta é uma verdadeira facilitadora de suas demandas diárias na rotina de estudo, mas alguns usuários não ligam para o acessório.


É importante observar se ele é indispensável em sua rotina ou se ficará de lado. Tendo em vista que, a caneta é um ponto que faz o preço do tablet subir bastante.

Tamanho e resolução de tela

Seja para editar textos ou assistir vídeos das aulas, ter uma tela com mais de 10 polegadas é mais confortável para o uso prolongado.


É comum encontrar no mercado modelos a partir de 5 polegadas, no entanto, quanto maior é a tela, melhor tende a ser a experiência de uso, cansando menos os olhos.


Outro fator é observar a qualidade de resolução, as telas em HD ou HD+ são capazes de oferecer maior fidelidade de cores e qualidade de imagem, aspectos que são importantes para o uso rotineiro. 

Processador e memória RAM

É necessário ter ao menos 4GB de RAM para que seu tablet recomendado para estudo funcione bem. Tendo em vista que, essa memória será exigida para salvar aplicativos e permitir que eles funcionem sem travamentos.


Portanto, é necessário analisar o processador e memória RAM quando estiver pesquisando o tablet para estudo ideal. Tendo como objetivo evitar que compre um modelo muito barato e que não entrega a performance desejada, dificultando o uso intenso diário.

Armazenamento interno

Não é necessário ter um armazenamento interno gigantesco quando seu uso é mais básico assistindo vídeos e editando textos.


No entanto, lembre-se que os modelos muito básicos tendem a ser rapidamente substituídos no mercado por versões mais recentes que suportam mais atualizações e conteúdos salvos.


Portanto, vale a pena sempre escolher um tablet intermediário quando o objetivo é fazer o uso por muitos anos.

Tablet com teclado para estudar

Os tablets que são compatíveis com teclado são excelentes para aqueles estudantes que precisam redigir muito durante sua rotina de estudos. 


Com o uso do teclado o processo se torna muito mais rápido, facilitando o desenvolvimento da atividade e otimizando a rotina do aluno. 


Se o seu principal objetivo é ter um tablet para anotações rápidas, talvez o uso de um teclado seja um diferencial em sua rotina de estudos.

Tablet com câmera

A câmera é uma grande aliada de quem tem um tablet bom para estudar. Tendo em vista que, é comum não ter tempo hábil para copiar determinadas anotações durante sua rotina de estudos.


Seja durante uma mentoria, aula ou qualquer dica que um colega te deu, é normal querer ter os dados para consultar posteriormente. Por isso, a câmera pode te ajudar com fotos, para que depois você possa copiar a anotação em seu caderno, apostila ou livro e construir novos conhecimentos a partir de então.


Ter boa resolução é uma característica da câmera dos melhores tablets para estudo. Observe se isso é importante em sua rotina.

Desbloqueio por digital ou facial

Alguns tablets só fazem o desbloqueio por reconhecimento facial, enquanto outros são menos tecnológicos e fazem o desbloqueio mediante digital.


Os dois são opções seguras, garantindo que suas informações não possam ser acessadas por qualquer pessoa. 

Portabilidade

É interessante perceber que um tablet tela grande é menos portátil que um tablet pequeno. Quanto maior a tela maior o conforto de uso prolongado. Em contrapartida, fica mais difícil transportar o tablet sem chamar a atenção.


Observe esses fatores se você precisa de um equipamento que coloca na mochila e leva para todos os lugares, para que você encontre a opção que é mais compatível com a sua demanda.

Tablet ou iPad?

Depende diretamente de qual é o volume de orçamento que você pretende disponibilizar para a compra do equipamento.


O iPad tem como principal vantagem o fato de que não é um produto que perde muito valor de mercado só por ser usado como iPad para estudos.


Após alguns anos de uso você pode trocar com um bom valor de mercado e garanti que tenha uma versão mais moderna. Além disso, são tablets que recebem atualizações constantes para que o usuário sempre tenha uma boa experiência.


Em contrapartida, os tablets de concorrentes possuem valores mais acessíveis e são modelos de boa qualidade, com bastante tecnologia disponibilizada de acordo com a configuração escolhida.

Melhor tablet Samsung para estudar?

Em nossa lista, o Samsung Tab S8 é uma versão premium, com boa configuração, bom custo benefício e que atende a praticamente todos os tipos de usuários que buscam tablet para estudar.


E na lista dos modelos mais baratos da Samsung, o Samsung Galaxy Tab A8 também apresenta uma performance satisfatória de tablet bom e barato para estudar.

Tablet ou notebook para estudar?

Está na dúvida se investe em um notebook ou tablet para estudar? A questão deve ser respondida de acordo com suas necessidades e hábitos.


Para ler textos, fazer anotações e assistir vídeos o tablet é a melhor opção. Seu uso é prático, exige pouco espaço, cabe em praticamente todas as bolsas e mochilas e rapidamente te permite ter acesso ao conteúdo.


Já aqueles estudantes que precisam de agilidade e muitos aplicativos para a rotina de estudos precisam de um notebook. Tendo em vista que, a performance mais completa poderá impactar positivamente no rendimento da rotina de estudos. 

Conclusão

Agora que você já conhece diferentes modelos de tablets para estudo, analise qual é o mais compatível com a sua demanda atual.


Cada estudante tem um perfil de uso dependendo diretamente de sua área de estudo, nível de formação e demandas diárias.


Ter uma tela confortável e uma bateria durável são fatores cruciais para quem faz uso prolongado do equipamento. Aproveite as dicas para encontrar aquele tablet para estudo que é mais indicado para a sua demanda atual e boa compra!