Impressora para Sublimação: os 7 melhores modelos (2022)

A impressora para sublimação é a ferramenta ideal para que você nunca mais imprima seus trabalhos em cores apagadas ou imagens de baixa qualidade, trazendo as suas impressões um método capaz de garantir imagens altamente nítidas, cores vibrantes e alto nível de detalhes.


É exatamente o que a impressora para sublimação faz, por meio de uma técnica em que se utiliza tinta sublimática para realizar as impressões. Se você está tendo dificuldades em escolher o melhor modelo de impressora para sublimação, não se preocupe! Nós elaboramos uma lista com as 7 melhores impressoras para sublimação em 2022. Confira a seguir!

1

Impressora Multifuncional Epson Ecotank L3250

Melhor Impressora Sublimática A4

2

Impressora Multifuncional Epson Ecotank L3250

Impressora Sublimática Custo Benefício

3

Impressora Epson EcoTank L3150

Impressora Sublimática sem WiFi

4

Impressora Epson EcoTank L14150

Melhor Impressora Sublimática A3 e frente e verso

 5

Impressora Epson EcoTank L1800

Impressora Sublimática A3

6

Impressora Multifuncional Epson EcoTank L4260

Impressora Sublimática com frente e verso

7

Impressora Epson EcoTank L121

Impressora Sublimática barata

O que é uma impressora sublimática?

A impressora para sublimação se destaca entre os outros modelos, usados geralmente em casa, no escritório ou em outras atividades, pelo fato de utilizar um outro tipo de tinta. Enquanto as impressoras na qual estamos habituados utilizam tintas feitas à base de corante e pigmentadas, as impressoras sublimáticas, utilizam tintas feitas a base de água. 


Esse tipo de impressora é bastante usado para fazer estampa em roupas, calçados e canecas. Isso acontece porque após realizar a impressão, você pode fixá-las onde preferir. A impressora para sublimação conta com um tanque externo para que possa ser adicionado à tinta sublimática, além de serem mais fáceis de armazenar por terem dimensões menores.


Com uma impressão de qualidade superior, mais detalhado e nítido, essa impressão também é mais rápida, mais econômica – isso porque o modelo conta com tintas de custo menor e rendimento superior – e permite que você personalize diversos objetos com uma impressão diferenciada. 

Como funciona uma impressora para sublimação?

A impressora para sublimação conta com uma tinta especial sublimática, que garante o efeito superior aos outros modelos. 


A tecnologia utiliza-se do calor para realizar a impressão e funciona da seguinte maneira: o calor utilizado pela máquina faz com que a tinta sublimática, que está sob a forma de gás, se transfere para um tipo especial de papel, no formato da estampa desejado. Após esse processo, você pode transferir essa estampa para o objeto ou tecido desejado através de uma prensa quente. 


Uma das grandes vantagens da impressora para sublimação é a variedade de produtos que ela permite que você personalize e crie estampas variadas., dando toda liberdade para sua criatividade.


Além disso, outra boa razão para adquirir uma boa impressora para sublimação é a economia que o produto pode proporcionar, afinal, a tinta utilizada possui um rendimento maior, um custo inferior e volume de ciclo mensal superior aos modelos tradicionais. 

Qual é a melhor marca de impressora para sublimação?

Ao escolher a sua impressora para sublimação, fica claro que a marca do produto irá interferir diretamente na sua qualidade, afinal, existem marcas boas no mercado e outras que deixam a desejar em seus produtos. 


Dentre as marcas mais conhecidas no mercado, a Epson é a mais indicada e também tem os modelos mais vendidos de impressoras para sublimação. Um dos principais motivos é o fato dela contar com a tecnologia MicroPiezo, que facilita todo o processo da sublimação e resulta em uma qualidade de impressão excelente. 


Outra marca boa, mas menos popular é a Brother, que conta com excelentes máquinas. Marcas como HP, Lexmark e Canon são menos utilizadas para sublimação pelo fato de terem tecnologias diferentes. 

Quais as melhores impressoras para sublimação?

1. Epson Surecolor F170

Melhor Escolha

.

A melhor impressora sublimática para a maioria das pessoas.

A solução definitiva para sublimação, tamanho A4, com resultados de alta qualidade.

A Epson Surecolor F170 é uma impressora própria sublimação, sem a necessidade de nenhum tipo de adaptação e é considerada uma das melhores do mercado devido a sua tecnologia avançada.


Dessa forma, se você busca uma impressora para sublimação que seja referência no mercado, com tecnologia de ponta e ótimo desempenho, a Epson Surecolor F170 é o modelo ideal para você. 


Além disso, o modelo conta também com um sistema de conexão avançado, sendo bastante flexível e versátil, com mais de uma opção de entrada para conexão. Por ser um aparelho tipo Wireless, a Surecolor F170 é compatível com os sistemas operacionais Windows e iOS Mac e smartphone.


Mas não para por aí! Outra grande vantagem desse produto são as garrafas de tinta que contam com alta capacidade e não fazem nenhum tipo de sujeira na hora do abastecimento e impressão. 


Ainda, com o papel transfer Epson DS Multi-Use, você consegue produzir imagens em materiais maleáveis e rígidos, com uma excelente nitidez, alto contraste e saturação de cores excepcionais. 


A Epson Surecolor F170 oferece autonomia para imprimir em folhas A4 e em poucos segundo você já tem a sua impressão em mãos. Por isso, diante de todos esses benefícios que o modelo é capaz de oferecer, ao escolher pela Epson Surecolor F170 você com certeza não se arrependerá!

2. Epson EcoTank L3250 

Ótima opção

.

A impressora mais usada para sublimação.

Uma ótima impressora custo benefício para quem quer trabalhar com impressão sublimática.

A Epson EcoTank L3250 é uma das impressoras mais utilizadas para sublimação, sendo também uma ótima opção. 


Se você está à procura de praticidade, recursos tecnológicos e alta qualidade, a Impressora Multifuncional EcoTank L3250 oferece tudo isso. Este modelo conta com um sistema de operação por controle de voz, em que você consegue enviar comandos para que a impressora realize suas funções por meio da sua voz. Ela possui compatibilidade com Alexa, Siri e Google Home. 


Além disso, com o novo aplicativo Smart Panel, você consegue controlar a impressora através do seu smartphone. Apesar de contar com conexão USB e ser acompanhada com o cabo, a EcoTank L3250 oferece conexão Wi-Fi, o que possibilita que ela funcione sem nenhum computador por perto.


Por fim, o modelo é uma excelente opção de impressora para realizar impressão sublimática, tendo suporte para papéis comuns e também os especiais, como o papel fotográfico. 


Adicionalmente, a Epson L3250 possui ótima resolução de suas imagens, com uma resolução máxima de impressão para sublimação de até 2400 dpi. Assim, este modelo é, sem dúvidas, de excelente qualidade e eficiência, sendo também mais uma opção de alta qualidade no mercado. 

3. Epson EcoTank L3210

Multifuncional barata

.

Impressora para sublimação sem WiFi

Outra ótima opção de impressora para sublimação. Porém, sem WiFi.

Apesar de bastante semelhante com a Epson L3250, a Epson L3210 não conta com a função de conectividade Wi-Fi, perdendo um pouco de sua comodidade, e também possui um scanner com uma resolução um pouco inferior quando comparada ao outro modelo. 


Entretanto, a Epson EcoTank L3210 é um ótimo modelo para quem está à procura de uma impressora para imprimir fotos ou em papel fotográfico. Ela possui uma resolução de 1440 dpi e pode fazer cópias com uma resolução de 600 dpi x 1.200 dpi.


Como dito anteriormente, no que diz respeito à conectividade, o modelo precisa de conexão ao computador por cabo USB, que vem acompanhado no produto. Para impressão sublimática, ela conta com a tecnologia Micro Piezo Heat-Free, que não precisa de aquecimento para uma fixação melhor, além de realizar impressões de boa qualidade em diferentes cores, texturas e contrastes. 


Apesar de ser pequena, a Epson EcoTank L3210 possui capacidade para 100 folhas e sua saída armazena até 30 folhas A4. Assim, você tem autonomia para imprimir fotos com mais qualidade, sem precisar sair de casa.

4. Epson EcoTank L14150

Sublimação A3

.

Melhor impressora para sublimação A3

Essa impressora é ideal para a impressão tamanho A3, como camisetas. Também possui função frente e verso e um tanque de tinta maior.

Se você trabalha com uma alta demanda e deseja economia, a Epson EcoTank L14150 é a melhor escolha que você pode fazer. Indicada principalmente para pequenas e médias empresas, o modelo é altamente produtivo e se destaca por permitir impressão em tamanho A3, além da opção frente e verso disponível. 


Por contar com o Alimentador automático (ADF) de 35 páginas, além de impressão A3, ela faz impressão em tamanho A4 e scanner com suporte para tamanho ofício e fax. Outro destaque do modelo é a conectividade avançada, que pode ser feita por wi-fi, wi-fi direct 4 e ethernet, permitindo o compartilhamento do trabalho.


Assim, a Epson L14150 é um modelo dinâmico, acessível e dispensa a necessidade de um computador, uma vez que conta com um visor LCD touch colorido de 2,7”, permitindo que você realize suas impressões diretamente na máquina.

5. Epson EcoTank L1800

Tamanho A3

.

Impressora para sublimação tamanho A3.

Outra impressora bastante usada para o formato A3.

A Epson L1800 é o modelo ideal para fotógrafos, estúdios fotográficos, agências de design e arquitetos. Isso porque essa impressora para sublimação possui tinta 6 cores (preto, ciano, magenta, amarelo, ciano claro e magenta claro) e injeção de gotas de tinta de 1,5 picolitros.


Por ser uma impressora profissional, pode ser um pouco mais difícil para se adaptar que os outros modelos, mas o resultado oferecido por ela faz valer a pena o esforço. A EcoTank L1800 possui uma qualidade de imagem excepcional, com altíssima riqueza de detalhes e secagem extremamente rápida, se destacando entre a concorrência. 


Além disso, ela possui um baixo custo por impressão, realizando impressão de tamanho A3 e A4. A resolução da Epson EcoTank L1800 é de 5760 x 1440 dpi e possui tecnologia tanque de tinta.

6. Epson EcoTank L4260

Frente e Verso automático

.

Melhor impressora para sublimação A4 com frente e verso automático.

Uma ótima escolha para quem aprecia a comodidade da função de frente e verso automático e quer um tanque de tinta maior.

A Epson EcoTank L4260 é a melhor escolha para quem busca por uma impressora para sublimação que garante economia de energia e faça suas impressões com rapidez e agilidade. Ela conta com a função frente e verso, que já uma mão na roda para quem precisa da função, e possui um ótimo custo benefício.


Com conexão Wi-Fi e possibilidade de controle via aplicativo, essa impressora para sublimação oferece uma impressão nítida e uma pigmentação capaz de durar por um período prolongado, sendo também uma grande vantagem.


Apesar do foco da impressora ser impressão sublimática, ela também escaneia e realiza cópias, sendo multifuncional.

7. Epson EcoTank L121

A mais barata

.

Impressora barata para sublimação A4. 

Uma escolha barata para quem está começando no ramo de sublimação.

A Epson EcoTank L121 se destaca pelo seu preço inferior quando comparado aos outros modelos, sendo também bastante utilizada para impressão sublimática. 


Sem conexão Wi-Fi, o modelo acompanha cabo USB para que você possa conectá-la ao computador. Além disso, ela não é multifuncional como os modelos anteriores, não tendo funções de scanner ou cópias. 


Apesar de uma qualidade de impressão inferior aos outros modelos apresentados, a qualidade ainda é boa. Mas se seu objetivo é a impressão de fotos, esse modelo não é o mais indicado.


Uma grande vantagem da Epson L121 é seu baixíssimo custo por impressão, o que pode gerar uma grande economia se você não possui uma alta demanda de impressão.  

Como escolher uma impressora para sublimação?

Se você ainda está em dúvida de qual impressora para sublimação escolher, existem alguns componentes importantes a serem verificados antes de realizar a compra, como PPM, tecnologia utilizada, conectividade e etc. Veja mais sobre o assunto a seguir:

Observar a tecnologia de impressão

A tecnologia na qual a impressora para sublimação utiliza para realizar as suas impressões é um dos fatores mais determinantes na qualidade final do produto. Afinal, uma boa tecnologia fará toda diferença na impressão, velocidade e qualidade do produto. 


A dica é sempre optar por uma impressora de tinta que conte com o sistema bulk ink, ou seja, uma alimentação contínua. Além disso, escolha a tecnologia da cabeça de impressão, como é o caso da MicroPiezo da Epson, já renomada no mercado.

Tamanho da impressão sublimática? A4 ou A3?

Quando for adquirir a sua impressora para sublimação, não esqueça de verificar quais os tipos de papel o modelo em questão aceita. De modo geral, as impressoras que aceitam diferentes tipos podem ser uma opção mais viável, mas isso também irá depender do seu objetivo. 


Se você busca uma impressora sublimática apenas para impressão de canecas e squezze, um modelo com compatibilidade para o tamanho A4 será o suficiente. Entretanto, para impressão sublimática de tamanhos maiores, como para camisetas, será preciso de uma impressora com impressão sublimática tamanho A3. A última costuma ter um valor mais alto que a A4.


Agora, caso você esteja querendo adentrar ao nicho de personalizados, conheça nosso guia completo sobre impressoras de adesivos personalizados.

Verificar a qualidade e resolução de impressão

É imprescindível que você verifique, antes de efetuar a sua compra, a qualidade e resolução da impressora de sublimação. Para isso, será necessário identificar o dpi. O dpi, que significa pontos por polegadas, se refere a resolução da imagem impressa pela máquina.


Dessa forma, quanto maior for o dpi, maior será a qualidade e resolução da impressão obtida. Por isso, não se esqueça de certificar que a impressora para sublimação escolhida conte com um dpi de pelo menos 600 dpi, garantindo uma boa imagem. Esse valor já é suficiente para uma resolução de boa qualidade.

Funções da impressora:

Muitas pessoas acabam esquecendo de verificar as funções disponíveis da impressora sublimática, como conectividade, opção frente e verso, entre outras, acabam tendo surpresas desagradáveis posteriormente. 


Por isso, lembre-se sempre de certificar que o modelo conta com todas as funções que serão necessárias para você. A conectividade é uma delas, afinal os modelos com conexão via Wi-Fi e Bluetooth podem ser uma mão na roda, facilitando e acelerando as impressões. 


Funções diferentes como frente e verso automático também podem ser necessárias, a depender do seu objetivo, afinal, essa função pode ajudar a economizar ainda mais. Para mais informações, confira nosso artigo sobre as melhores impressoras multifuncionais.

Conclusão:

Com este artigo você pode conhecer as melhores impressoras para sublimação do mercado e saber um pouco mais sobre as suas funções. Além disso, foi possível identificar quais fatores devem ser levados em consideração para escolher o melhor modelo para você. 


Agora, basta definir o que você procura em uma impressora para sublimação e escolher aquela que mais atende às suas necessidades. Espero que essa lista com as 7 melhores impressoras para sublimação em 2022 tenha ajudado nesta tarefa.


Fique à vontade para retornar ao texto e relembrar qualquer informação que possa ser relevante na sua escolha. Quanto mais conhecimento você tiver sobre os modelos, maiores as chances de fazer a escolha mais assertiva!