Impressora de Fotos: Qual modelo escolher? (Guia 2022)

Impressora de Fotos Epson L8180

Está procurando a impressora de fotos ideal? Preparamos este guia completo para você!


Para os amantes de fotografias e para os profissionais que querem ter suas fotos impressas em alta qualidade, uma impressora de fotos é, sem dúvidas, a melhor opção. 


As opções no mercado são muitas e cada uma atende a necessidades e demandas específicas, sendo importante reconhecê-las no modelo que você procura. 


Pensando nisso, elaboramos este guia completo sobre impressoras fotográficas e compilamos as melhores opções. Confira!

1

Impressora Epson EcoTank L805

Impressora de Fotos Custo Benefício

2

Impressora Epson EcoTank L1800

Impressora para Fotos A3+

3

Impressora Canon Selphy CP1300

Melhor Impressora de Fotos Portátil

4

Impressora Kodak Step Mini

Impressora Portátil para Smartphone

5

Impressora Epson EcoTank L8180

A Melhor Impressora de Fotos

 6

Impressora Multifuncional Epson Ecotank L3250

Melhor Impressora Tanque de Tinta Simples

Sumário

Melhores Impressoras de Fotos em 2022:

1. Epson EcoTank L805

Custo Benefício

.

Impressora de Fotos Custo Benefício

Com qualidade de imagem profissional. Essa impressora é a escolha certa para fotógrafos e gráficas.

Se você está a procura de uma impressora fotográfica com um custo benefício para tamanhos médio e pequenos, a Epson EcoTank L805 é uma excelente opção.


Com um tamanho maior e mais alongada, o modelo conta com seis tanques de tinta localizados na sua lateral. Assim, ela garante uma impressão de fotos fidedigna e alta qualidade. 


Além de cores que fazem jus às cores reais, a impressora fotográfica oferece imagens nítidas e alta riqueza de detalhes. A sua qualidade profissional permite ainda que você trabalhe com impressão e ganhe dinheiro com isso. 


Outra vantagem da Epson Eco Tank L805 é seu custo relativamente baixo por impressão, além de contar com diferentes tipos de conectividade. Cada cartucho é capaz de imprimir até 1.900 fotos de 10 x 15 cm e possuem 100 ml cada um. 


O tempo para impressão é de cerca de 12 segundos, com sua tecnologia por injeção de tinta. O modelo também tem conquistado cada vez mais seus usuários pelo baixo consumo de energia e software para impressão e edição de fotos grátis da própria marca.

2. Epson EcoTank L1800

Ótima para fotografias

.

Melhor impressora para fotográfos e uso profissional.

A impressora ideal para profissionais que precisam imprimir fotos em máxima qualidade.

Esse outro modelo Epson também é uma ótima opção. A Epson L1800 conta com seis cartuchos de tinta com suas seis cores distintas, mas oferece um custo benefício ideal para folhas de tamanho A3 +.


Sua características técnicas incluem cartuchos capazes de imprimir até 1.800 fotos de 10 x 15 cm. Com carregamento fácil e uma resolução de  5.760 x 1.440 dpi, a impressão é um pouco mais lenta, levando até 45 segundos no total. 


Sua conectividade é extremamente rápida e direta e ela aceita diferentes tipos de papéis, o que deixa suas funções mais versáteis e variadas.


O modelo atende os diversos públicos, seja para uso pessoal ou para trabalhos profissionais, como agências de design, arquitetos e fotógrafos, que necessitam de uma qualidade superior e imagens de tamanhos maiores. Só lembre de separar um lugar mais espaçoso para colocá-la!

3. Canon Selphy CP 1300

Portátil e Profissional

.

Melhor Impressora de Fotos Portatil

Qualidade profissional Canon para levar para qualquer lugar. Um ótimo investimento para suas fotos portatéis.

A opção ideal para impressão de fotos caseira, a impressora portátil Canon Selphy CP 1300 agrada aos seus usuários por ser pequena e compacta. 


Com impressão de fotos de até 10 x 15 cm, o modelo portátil é pequeno e leve, ideal para levar onde quiser ou armazená-la em locais pequenos.


Tem conexão Wi-Fi e USB, o que permite que você imprima suas fotos diretamente do smartphone, tablet, notebook ou câmera digital, ou até mesmo, das redes sociais. 


Com uma resolução de 300 x 300 dias, a qualidade das fotos é um pouco menor que as outras citadas neste artigo e a impressora fotográfica conta com três cores de tinta para impressão. 


O tempo para imprimir uma foto pode levar até 47 segundos e a tecnologia utilizada é por transferência térmica de sublimação de tinta. 

4. Kodak Step Mini Printer

Ótima para viajar

.

Melhor Impressora para Viajar

Gosta de tirar muitas fotos durante suas viagens? Essa Kodak portátil irá te ajudar a guardar seus melhores momentos.

Mais um modelo portátil para aqueles que buscam praticidade na impressão de fotos. Com conectividade Bluetooth e Wi-Fi, você leva a Kodak Step Mini Printer no seu bolso e imprime suas fotos em qualquer lugar, direto do seu smartphone (é compatível com Android e IOS.


As fotos dessa impressora fotográfica são resistentes a manchas, impermeáveis e não rasgam facilmente. Ela também vem com bateria recarregável interna e acompanha cabo USB.


As impressões acontecem em menos de um minuto e cada toner tem autonomia de 25 impressões. Acompanha cabo USB e pacote de filmes para você começar o mais rápido possível.

5. Epson EcoTank L8180

Alta Performance

.

Melhor Impressora Top de Linha.

A impressora definitiva para os profissionais que procuram levar suas fotos ao próximo nível.

Sem dúvidas, um dos melhores modelos do mercado – mas também o mais caro. A Epson EcoTank L8180 garante fotos de alta qualidade e alta performance. Uma ótima escolha para os profissionais que querem elevar suas fotos ao próximo nível.


Esse modelo multifuncional imprime dos menores tamanhos até o A3 +, além de copiar e digitalizar com uma conexão avançada de Wi-Fi  + Ethernet 10/100. Seus seis frascos de tintas Claria ET, oferecem maior variedade de cores, incluindo o cinza e o preto pigmentado. 


Você também tem autonomia para variar entre os tipos de papéis, tendo 5 opções diferentes, com capacidade de utilizar papéis de até 1,3 mm de espessura.


Essa impressora fotográfica é capaz de aumentar exponencialmente sua produtividade, com impressão frente e verso automática e um rendimento de até 2.300 fotos com um custo de garrafas de reposição reduzido. 


Por fim, o modelo conta ainda com uma garantia de dois anos com registro. Apesar do preço mais alto, muitas pessoas optam por esse modelo multifuncional, tanto pela qualidade de impressão, como pela tecnologia.

6. Epson EcoTank L3250

Impressora Versátil

.

A melhor impressora versátil custo benefício

Versátil, econômica e durável — uma ótima opção para quem quer versatilidade.

Para quem busca versatilidade com ótimo custo benefício, a Epson EcoTank L3250 é mais uma excelente opção. 


Com um custo de impressão reduzido – imprimindo mais 4.500 páginas em preto e 7.500 coloridas a cada kit de tintas adicionado – a sua tecnologia Heat-Free é responsável por evitar os altos gastos por impressão, além de garantir ao equipamento uma vida útil maior e alta performance. 


Com o aplicativo Smart Panel você consegue ter o controle da sua impressora de fotos e manter uma conectividade avançada, através de Wi-Fi, imprimindo diretamente do seu dispositivo eletrônico. 

O que saber antes de comprar uma impressora de fotos?

Para aqueles à procura da impressora de fotos ideal, alguns fatores precisam ser levados em consideração. Esclarecemos alguns deles a seguir:

O que diferencia uma impressora de fotos de uma impressora comum?

Você pode estar se perguntando quais as principais diferenças entre uma impressora de fotos e uma comum e, bom, vamos te explicar de forma bem simples.


A impressora de fotos usa o papel fotográfico para impressão –  que conta com uma gramatura maior, o que o torna mais espesso, pesado e resistente. Além disso, os cartuchos de tinta desse modelo tem pigmentos mais intensos e uma resolução da imagem elevada, tornando-a muito superior à impressora comum. 


Assim, fica claro que uma impressora de fotos será sempre superior a uma impressora barata tradicional para essa finalidade. 

Quais são os pontos positivos e negativos de uma impressora de fotos?

Os pontos positivos de uma impressora de fotos incluem a praticidade e facilidade oferecida pelo dispositivo. 


Em poucos minutos você consegue selecionar, editar e imprimir as suas fotografias preferidas, sejam elas feitas pelo smartphone, câmera digital ou tablet – tudo com uma excelente qualidade e resolução.


Além disso, a conectividade é outro ponto forte dos modelos, dando a opção de conexão por cabo USB, leitor de cartão MicroSD ou outros tipos de conexões como Wireless, Bluetooth ou NFC. A depender do modelo, você pode, inclusive, imprimir direto do seu smartphone ou rede social. 


Se você deseja algo mais prático e que possa levar para vários lugares, a dica é optar por um modelo portátil, tendo uma impressora de fotos na palma da sua mão. 


Com relação aos pontos negativos, podemos citar a velocidade da impressão, que, obviamente, é mais lenta do que uma impressora tradicional. Além disso, os custos dos insumos da impressora de fotos, por oferecer uma qualidade superior, são mais caros que os das impressoras comuns, como o papel fotográfico e o tanque de tinta.

Quem deve comprar uma impressora de fotos?

A impressora de fotos é um item indispensável para aqueles que apreciam uma foto de alta qualidade, seja você um profissional ou amador. 


Se você gosta de ter as fotos impressas e não quer depender de estúdios especializados em revelar fotos e dos altos valores para impressão ou prazo de entrega, a impressora de fotos irá, sem dúvidas, resolver os seus problemas. 


Agora, se você não precisa de imagens em alta resolução e pretende imprimir imagens básicas ocasionalmente, talvez seja melhor adquirir uma impressora custo benefício.

Qual modelo de impressora de foto devo comprar?

Há no mercado três tipos diferentes de impressoras de fotos e cada uma possui suas especificidades. Para esclarecer a respeito deles, veja as principais diferenças : 

  • Impressora de foto portátil

Realiza as impressões de fotos no formato Polaroid.

  • Impressora multifuncional com função fotográfica

 Imprime fotografias e escaneia e copia outros arquivos. 

  • Impressora fotográfica profissional  

Garante uma impressão de fotografias com resolução máxima e nos mais variados tamanhos e formatos. 

Qualquer papel pode ser usado em uma impressora de fotos?

Para a impressão de fotos na impressora fotográfica é preciso os insumos específicos para ela. Portanto, o papel fotográfico utilizado possui características diferentes do tradicional, garantindo a qualidade superior das fotos.


Apesar de um valor mais elevado que o papel comum, ele irá garantir que você tenha fotos incríveis e com uma qualidade superior, fazendo com que a impressora de fotos valha a pena. 

Como escolher uma impressora de fotos?

Alguns fatores precisam ser levados em conta na hora de escolher a sua impressora de fotos, como:

Formatos e Tamanho de Impressão:

As impressões feitas pela impressora fotográfica irão variar de acordo com o modelo escolhido, logo, é importante considerar o formato e tamanho de impressão disponíveis em cada um, a depender do seu objetivo. 


Uma impressora de fotos portátil, por exemplo, não é capaz de imprimir imagens em tamanho superiores a 10 x 15 cm, já uma impressora profissional é capaz de fazê-lo em até tamanho A3.

Resolução de Imagem:

Uma resolução é indispensável para uma boa impressora fotográfica. Se sua principal finalidade é garantir fotos coloridas ou preto e braca de qualidade, se atentar sempre a esse quesito antes de comprar é essencial.


O mais indicado é que ela tenha uma resolução igual ou superior a 2400 x 1200 ppp (pontos por polegadas) para as impressoras de fotos apenas para uso pessoal e 4800 x 2400 ppp  se o objetivo for uma impressora de fotos profissional. 

Preço por impressão:

Claro que você irá precisar despender de um valor para adquirir a impressora de fotos, mas, há outro valor que precisa ser levado em consideração na sua escolha: o preço por impressão. 


Esse valor é aquele que corresponde a quanto você irá gastar para imprimir cada foto, já que o preço do papel e o cartucho de tinta são um pouco mais elevados e o preço pode variar.


Para os modelos que exigem insumos da própria marca, esse valor pode ser ainda mais alto e utilizar insumos diferentes pode comprometer o funcionamento do dispositivo e a qualidade da impressão.


Por isso, estabeleça o seu valor e o quanto você está disposto a pagar por impressão  leve em consideração na hora de escolher a sua impressora de fotos. 

Velocidade de impressão:

Como dito anteriormente, a impressora fotográfica pode demorar um pouco mais na impressão que uma impressora comum. Por isso, a dica é que você verifique essa informação antes da compra.


Isso porque esse tempo pode variar de acordo com o modelo. Uma impressora fotográfica com impressão térmica ou a jato de tinta costumam ser mais lentas, enquanto uma impressora laser colorida é mais rápida, sendo ideal para profissionais.

Opções de Conectividade:

Uma boa conectividade pode te poupar bastante dor de cabeça! Por isso, verifique se o modelo escolhido tem diferentes formas de conexão, como por cabo USB, Micro SD, Bluetooth e Wireless.


Algumas impressoras fotográficas ainda mais modernas contam com conexão NFC, que conecta sua impressora ao seu dispositivo de forma rápida e imediata. Outras oferecem ainda opção de conexão direta no smartphone. 

Conclusão:

Para finalizar, as facilidades oferecidas pelas impressoras fotográficas são realmente incríveis! Ela se tornou uma solução viável para os amantes de fotografias, que contam com centenas de fotos no smartphone, mas também querem tê-las no papel. 


Por isso, se você tem esse desejo, seja para uso pessoal ou profissional, não deixe de investir em uma impressora de fotos e use este guia para ajudar na sua escolha.


Nós reunimos as principais informações que você precisa saber a respeito das impressoras por fotos para te ajudar a tomar a melhor decisão, Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários!