Roteador Mesh: Veja os Melhores Modelos de 2022

Roteador Mesh TP Link

Você já pensou em ter um roteador mesh? Mas, ficou em dúvida se vale a pena? Então, continue lendo e conheça essa tecnologia que está revolucionando o mercado.

 

Em 2022, essa tecnologia está cada vez mais presente nos lares brasileiros. Afinal, permite ter um sinal wi-fi forte e rápido em toda a casa. E com o aumento crescente no número de dispositivos móveis, essa é uma necessidade cada vez maior.

 

Apesar disso, muitos usuários ainda desconhecem o que os roteadores mesh podem fazer. Porém, a verdade é que se você está com seu sinal de wi-fi fraco essa pode ser a melhor solução. Mas, a tecnologia mesh tem pontos positivos e negativos.  

 

E no artigo de hoje vamos entender melhor como funciona essa tecnologia, conhecer os seus pontos positivos e negativos, e conferir ótimas opções de roteadores roteadores mesh.

Sumário

O que é a Tecnologia Mesh?

A tecnologia mesh é uma tecnologia de rede wi-fi que utiliza módulos de expansão de sinal. Esses módulos são conectados em outros lugares da casa. O objetivo é proporcionar uma conexão de internet mais estável e com cobertura mais ampla e homogênea.


Portanto, um roteador mesh é diferente dos roteadores convencionais. Principalmente, daqueles que muitas vezes recebemos das operadoras de internet. Que são roteadores mais simples, que podem não dar uma boa cobertura estável.


Para isso, a tecnologia mesh não centraliza o sinal wi-fi em um único roteador. Mas, usa dois ou três equipamentos que são colocados em lugares específicos para ampliar o alcance do sinal. 


O resultado é uma cobertura mais homogênea e ampla. Que é muito indicada, por exemplo, para casas grandes ou com mais de um andar. 

Vantagens dos Roteadores Mesh:

Então, como é de se imaginar, usar essa tecnologia tem vários pontos positivos, como vamos conferir a partir de agora.

Maior área de cobertura

Como mencionado, a rede mesh aumenta a área de cobertura de forma significativa. Portanto, faz com que o sinal wi-fi chegue a todos os cantos da casa. Mesmo aqueles mais afastados do roteador principal.


Uma casa ampla ou com mais de um andar possui muitas paredes e pisos. Paredes e pisos representam barreiras para a propagação do sinal wi-fi. 

 

Então, os nós de conexão realizados pelos roteadores auxiliares agem como um mecanismo que distribui de forma mais eficaz o sinal original.

Recursos Inteligentes

Há vários recursos inteligentes que estão disponíveis na maioria dos roteadores mesh, incluindo:

  • Controle parental;

  • Suporte para conexão simultânea de múltiplos dispositivos;

  • Possibilidade de configurar uma rede para convidados;

  • E sistemas de direcionamento inteligente de dados.


Além disso, os roteadores mesh costumam operar tanto na frequência de 2,4 ghz quanto de 5 ghz. Ou seja, possuem conexão Dual Band.


Então, você pode escolher se quer uma conexão mais rápida na frequência de 5 ghz. Ou uma conexão um pouco mais lenta, porém de maior alcance, na frequência de 2.4 hz.

Configuração Simples

Um roteador wi-fi mesh normalmente tem um processo de instalação e configuração muito simples. Pois, cada vez mais essas tecnologias são pensadas para serem configuradas pelo usuário final. Porque não há a necessidade de um técnico especializado.


Uma característica importante que traz facilidade para realizar procedimentos como trocas de senha, atualizações, e configurações de rede para convidados.


Além disso, a maioria das marcas e modelos permite realizar as configurações através de aplicativos móveis. O que facilita ainda mais o uso no dia a dia.

Distribuição Uniforme de Rede

Muitos usuários enfrentam disparidade de sinal em diferentes ambientes da casa. Portanto, sua produtividade é afetada quando não estão muito próximos ao modem. 


Mas isso não acontece com os roteadores mesh. Pois, esses aparelhos garantem uma distribuição uniforme de rede wi fi em qualquer lugar de alcance da cobertura.


Ou seja, a velocidade é sempre a mesma, assim como a estabilidade das conexões. Já que um roteador mesh distribui o sinal com a mesma potência. E não com uma potência parcial como no caso dos repetidores de sinais. 

Dual Band Automático

Muitos roteadores mesh também possuem a função Dual Band automático. Então, podem transmitir simultaneamente nas frequências de 2,4 ghz e 5,4 ghz.


Isso significa que é possível aproveitar os benefícios das duas faixas de frequência ao mesmo tempo. 


O que significa que você pode utilizar toda velocidade da sua internet nas proximidades do roteador. Enquanto consegue utilizar a sua rede wi-fi também nos cômodos mais distantes, sem nenhum prejuízo de conectividade.

Mais Aparelhos Conectados

Além de tudo isso, um roteador mesh permite ter mais aparelhos conectados ao mesmo tempo com a mesma qualidade de conexão.


Um dos motivos para isso é justamente a função do Dual Band automática, porque ela amplia o alcance e melhora a estabilidade do seu sinal.


Afinal, a tecnologia de conexão 5 GHz possui 23 canais de transmissão. Então, permite conectar um número muito maior de aparelhos sem perder a estabilidade do sinal. E sem diminuir a velocidade da sua rede wi-fi.


Isso é perfeito para famílias maiores, que possuem mais membros que vão utilizar o wi-fi de casa. Ou que possuem muitos dispositivos como smartphones, tablets, impressoras e computadores. Também é perfeito para quem gosta de receber visitas periodicamente.

Pontos Negativos dos Roteadores Mesh:

Porém a tecnologia mesh também tem alguns pontos que podem ser considerados como negativos por alguns usuários.


Isso não significa que os roteadores mesh sejam ruins. Mas, sim, existem alguns aspectos não tão bons que você deve levar em conta.

Preço mais alto

Toda a comodidade que a tecnologia mesh possibilita também tem um valor mais elevado que um roteador básico.


No entanto, como essa tecnologia é cada vez mais popular, os preços já estão mais acessíveis. Então, você consegue comprar modelos de entrada na faixa dos R$350,00 reais.


Vale a pena lembrar, contudo, que os benefícios da tecnologia mesh como alcance e estabilidade, compensam o investimento maior. Então, você pode considerar investir em um modelo intermediário e o atendimento avançado e obter ainda mais vantagens.

Montagem

Para que o sinal não seja comprometido, cada roteador da rede mesh precisa ser conectado no lugar certo. E para isso é preciso que haja uma tomada para ligar o aparelho naquele local.


Esses detalhes em específico dificultam um pouco a montagem de uma rede mesh.

Até porque você precisa descobrir quais os melhores locais para instalação de cada nó da rede. Para isso é preciso usar um método de tentativa e erro até encontrar.


Portanto, você deve pensar nas configurações de espaço da sua casa. E providenciar as conexões de energia necessárias para todos os nós.

Escalabilidade

Existem alguns ambientes onde a tecnologia mesh pode não ser a melhor alternativa para oferecer alcance e cobertura de sinal. Por exemplo, em locais muito grandes com muitas paredes e lajes.


Isso porque ultrapassar todas as barreiras para propagar um sinal wi-fi homogêneo pode exigir mais nós para rede. O que significa compra de novos aparelhos.


Nessas situações o uso de um repetidor de sinal wifi pode ser mais econômico para cobrir a área toda. Mas, não esqueça que um repetidor não funciona da mesma forma que um roteador mesh. Ou seja, a qualidade da conexão pode não ser a mesma.

Maior gasto com energia

Ao utilizar roteadores mesh o seu gasto com energia vai ser um pouco maior do que se usasse apenas um modem ou um roteador wifi tradicional. Afinal, uma rede mesh conta como mínimo 2 nós ligados para propagar o sinal.


E se você utilizasse apenas um roteador convencional para internet teria apenas um equipamento conectado a energia.


Além disso, é preciso que cada roteador esteja constantemente ligado na energia para que a rede funcione. Mas, ainda é possível fazer economia se você desligar a rede wi-fi quando não estiver em casa, por exemplo.

Melhores Roteadores Mesh:

1

Roteador Mesh TP-Link Deco M5

Melhor Escolha

2

Roteador-Mesh-Multilaser-RE010

Custo Benefício

3

Roteador Mesh TP Link Deco M4

Veloz e estável

4

Roteador Mesh Twibi Giga

Boa estabilidade e velocidade

5

Roteador Mesh Tenda MW6

Melhor estabilidade

 6

Roteador Mesh D-Link COVR-1102

Roteador bom e barato

Os roteadores mesh são ótimos, mas não são todos iguais. Há diferentes marcas e modelos disponíveis no mercado.


Então, como ter certeza de fazer uma boa escolha? A boa notícia é que você não precisa se preocupar com isso. Afinal, nós já fizemos uma pré-seleção dos melhores roteadores com tecnologia mesh para você.


E para ter certeza de estar fazendo boas indicações, fizemos também uma análise minuciosa de cada roteador. Então, é só continuar lendo e escolher o seu!

1. TP-Link Deco M5

Melhor Escolha

.

Melhor Roteador Mesh

Com alta velocidade e estabilidade, esse é o roteador mesh ideal para a maioria das pessoas.

O TP-Link Deco M5 é considerado por muitos o melhor roteador mesh que existe no mercado atual. Nós concordamos com esse parecer, motivo pelo qual é a nossa primeira indicação de hoje.


Em primeiro lugar a TP-link é um dos fabricantes mais conceituados de modems e equipamentos para internet em geral. Então, você tem a certeza de estar levando um produto de procedência confiável.


O design é outro ponto positivo desse modelo. Pois, é moderno, bonito e atraente na cor branca, e se encaixa bem em qualquer ambiente. Já parece até mesmo um item de decoração. 


E os recursos também não deixam nada a desejar. Pois, conta com tecnologia Dual Band o sistema Deco, capaz de cuidar da configuração do equipamento automaticamente. 


Instalar e configurar também são procedimentos fáceis que qualquer usuário consegue executar. Outra preocupação é mesmo para o computador. E o design minimalista conta com uma única os LED que muda de cor conforme o status do equipamento.


Esse TP-Link Deco M5 é um kit com 3 roteadores que cobrem no total 510 m² e ainda elimina os pontos cegos. Além disso, no total a conexão suporta até 100 dispositivos simultâneos conectados.

2. Multilaser RE010 Cosmo

Custo Benefício

.

Roteador Mesh Custo Benefício

Com um kit de dois roteadores e um bom preço. Esse é o roteador mesh custo benefício.

O Multilaser RE010 Cosmo é outro roteador mesh que se encontra entre os mais vendidos do Brasil. E tanta procura tem bons motivos, já que esse é um dos melhores roteadores com tecnologia mesh.


A Multilaser é uma marca com boa qualidade e que produziu um aparelho bonito na cor branca com aparência clean e sofisticada. São dois roteadores no Kit, e cada um deles conta apenas com uma luz de led que muda de cor e a palavra Multilaser.

 

Um design realmente minimalista. Mas, para além do design, o roteador também é Dual Band, e tem uma área de cobertura de até 200 metros quadrados.


Outro destaque positivo é que esse é um roteador Bivolt. Então, você pode comprar sem medo de adquirir o equipamento errado para sua rede elétrica.


Em comparação com a opção anterior da tp-link, esse também é um aparelho muito mais barato. Portanto, é uma ótima alternativa para quem quer investir menos. Porém, sem deixar de adquirir um produto de qualidade e que cumpre o que promete.


O Multilaser RE010 Cosmo também é um equipamento muito leve, que você configura através do aplicativo Cosmos wi-fi. E as instruções de login estão na parte de baixo do equipamento. É realmente muito fácil de instalar.

3. TP-Link Deco M4

Custo Benefício

.

Melhor Roteador Mesh Custo Benefício

Uma ótima escolha para quem procura uma conexão estável.

O TP-Link Deco M4 é uma alternativa para quem gostou da primeira opção dessa seleção, mas quer um equipamento com um preço mais acessível.


Esse roteador também traz a qualidade TP-Link e um design diferente e atrativo também na cor branca. Além disso, também é um equipamento Dual Band, e conta com a tecnologia que elimina pontos falhos do sinal wi-fi.


O kit vem com duas unidades TP-Link, que são capazes de cobrir 260 metros quadrados ao todo. E também permite criar perfis para cada membro da família com bloqueio de sites inapropriados. Ou seja, oferece um controle parental personalizado.


Mas, isso não é tudo. Já que o controle dos pais permite até mesmo limitar o tempo online dos perfis desejados. O que faz dessa uma ótima escolha para quem tem crianças e adolescentes em casa.


E a tecnologia da marca ainda é capaz de lidar com a gestão de tráfego de até 100 dispositivos simultaneamente conectados à rede. O que é muito mais do que qualquer família precisa.


O TP-Link Deco M4 também conta com duas portas Gigabit Ethernet, que trazem um suporte maior para conectividade de dados. Então, proporciona ainda mais velocidade a sua conexão.

4. Intelbras Twibi Giga

Conexão estável

E

Boa estabilidade e conexão.

Uma ótima escolha para quem procura uma conexão estável.

O Intelbras Twibi Giga é mais uma opção de qualidade à sua disposição. Um kit com dois roteadores da marca Intelbras, que é outra empresa especializada em equipamentos de internet.


Com tecnologia Dual Band presente, esse roteador emite ondas de sinal constante e uniformes em uma área de 360 m². Cada módulo tem uma área de alcance de até 180 m². Além dos dois módulos iniciais, você pode adicionar novos roteadores da rede.


O design na cor branca é simples e bonito, um roteador que se integra perfeitamente em qualquer lugar do ambiente. Pois, combina com diferentes tipos de decoração.


Além disso, você pode configurar o roteador através de um aplicativo. Incluindo criar redes para convidados e gerenciar o controle dos pais.


O Twibi permite que até 60 dispositivos sejam conectados de forma simultânea à rede wi-fi. Portanto, não vai faltar banda para ninguém da sua família e mesmo para seus visitantes. 


Já o preço não é o maior da lista, embora também não seja o menor, o que faz deste um modelo de valor intermediário. 


O Intelbras Twibi Giga com certeza é uma opção que vale a pena para quem quer um roteador mesh que cumpre o que promete. Além de entregar recursos adicionais ao usuário.

5. Tenda WiFi Mesh MW6

Outra ótima opção

.

Melhor estabilidade.

Outra ótima opção com um belo custo benefício.

O Tenda WiFi Mesh MW6 é um kit com três módulos mesh muito elegante e sofisticado. Um equipamento bonito, que também vem recheado de recursos adicionais para o usuário.


Com conectividade Dual Band, esse kit apresenta um alcance de 500m². Mas, você sempre pode adicionar novas unidades a sua rede mesh Tenda wi-fi, e ampliar ainda mais essa cobertura.


Além disso, a tecnologia Wave 2.0 MU-MIMO, que é exclusiva da marca, permite uma comunicação muito mais eficaz com vários dispositivos ao mesmo tempo. Então, se a conectividade mesh já é boa, com essa tecnologia fica ainda melhor.


Você pode gerenciar toda a sua rede wi-fi através do aplicativo Tenda. Então, é muito simples configurar e instalar seus roteadores. Além de realizar o controle de pais, controlando até mesmo o tempo que seus filhos podem passar na internet.


Você também pode comandar o seu roteador através da assistente virtual Alexa. O que torna ainda mais prático o uso do equipamento no dia a dia.


O Tenda WiFi Mesh MW6 também conta com a porta gigabit Ethernet, ideal para quem quer ainda mais velocidade. Seja para assistir filmes e séries ou para jogar online.

6. D-Link COVR-1102

Bom Preço

..

Bom e Barato

Dois roteadores por um bom preço

O D-Link COVR-1102 é a nossa última dica de roteador mesh de hoje. Outra alternativa com design minimalista, bonito e elegante, para colocar em qualquer ambiente da sua casa. Disponível também na cor branca.


O kit D-Link vem com dois módulos que oferecem estabilidade e alcance suficientes para cobrir até 325m². Mas, também é possível expandir essa área colocando novas unidades na sua rede mesh.


O equipamento conta com as desejadas portas Gigabit, uma necessidade para quem tem um plano de internet maior que 100 megas. E também conta com a tecnologia Dual Band, que permite ter uma conectividade uniforme e estável.


Esses roteadores também possuem integração com o Google Assistente e Alexa. Então, você pode acionar diversas funções através de comandos de voz. Por exemplo, ligar e desligar a sua rede de convidados.


Já a fonte de energia é bivolt, uma comodidade que traz mais conforto e segurança para o uso no dia a dia. Já que você não tem que se preocupar com a voltagem da sua rede elétrica ao comprar.


O D-Link COVR-1102 pode ser facilmente configurado pelo aplicativo e de forma intuitiva. Pois, basta seguir os comandos sequenciais que aparecem logo que você abre o aplicativo, depois de ter conectado o roteador.

Conclusão:

O TP-Link M5 com certeza é o melhor modelo de roteador mesh dessa seleção. Mas, as outras opções que apresentamos não ficam atrás no quesito qualidade.


E podem ser ótimas alternativas para quem busca um equipamento com um preço mais acessível. Porém, que cumpra o que promete e represente um ótimo custo-benefício.


De qualquer forma, há diferentes opções para que você possa escolher aquela que melhor atende às suas necessidades. E que também caiba dentro do seu bolso.


Então, independente de qual seja a sua escolha você tenha certeza de estar adquirindo um produto de qualidade.