Os 7 Melhores Notebooks para Estudar (Atualizado 2022)

Notebook Dell para Estudo

Ter o melhor notebook para estudar em sua rotina te ajuda a evitar perda de desempenho. 


Um bom notebook para estudo evita travamentos e tem as funções ideais para te ajudar a produzir relatórios, apresentações e anotar conteúdos.


Nós listamos os principais notebooks para estudantes com a finalidade de te ajudar a encontrar modelos bons e baratos, confira as opções em nossa lista.

1

Notebook Lenovo Ideapad 3i

Melhor Notebook Custo Benefício

2

Notebook Lenovo Ideapad Gaming 3

Notebook Potente Custo Benefício

3

Notebook Baratinho 

4

Notebook Positivo Motion

Positivo Motion

Notebook Bom para Estudar

5

Notebook Gamer Acer Nitro 5 AN515-55-59T4

Notebook Gamer para Estudar

6

Notebook Samsung Book

Notebook Bom e Barato

7

Notebook MacBook Air M1

Notebook Top de Linha para Estudo

Quais os Melhores Notebooks para Estudar em 2022?

1. Lenovo IdeaPad 3i

Melhor Escolha

.

Melhor Notebook Custo Benefício para estudar.

Com um SSD de alta velocidade, Windows 11 de fábrica, 8GB de memória RAM e um processador Intel i5, este notebook é uma ótima escolha custo benefício.

Líder em nossa lista o Lenovo IdeaPad 3i é o melhor notebook custo benefício, apresenta boas especificações com 15.6 polegadas de tela, Core i, é leve e compacto para colocar na mochila e sair para a aula.


Ele possui Wi-Fi AC ultrarrápido, com tela antirreflexo que proporciona mais conforto visual para assistir todas as horas de aula que são necessárias.


Com armazenamento SSD PCle, o modelo é até 10x mais rápido que um notebook com HDD 2.5, portanto você terá total eficiência para armazenar seus materiais de aula.


Falando em eficiência, o notebook tem 8 GB de memória, HD com 5400 RPM de velocidade, placa de vídeo integrada, chipset Intel e bateria de lítio com 2 células.


Ao todo o modelo pesa apenas 2 quilos para que seja prático de transportar para suas aulas e outras demandas.


O excelente desempenho também se aplica na certificação Dolby Audio, para garantir que você ouça todas as aulas com definição incrível de som.


O Lenovo IdeaPad 3i é um modelo com excelente custo benefício para quem deseja um notebook para estudar todos os dias com boa performance.

2. Lenovo IdeaPad Gaming 3

Potente e custo benefício

.

Notebook potente por um preço acessível.

Tela Full HD, placa de vídeo integrada e um processador atualizado. Uma ótima combinação para um notebook para trabalho potente e custo benefício.

O Lenovo IdeaPad Gaming 3 é um notebook potente para estudo, com placa de vídeo dedicada. Isso significa que, além de estudar, você consegue jogar em suas pausas usando o notebook, aproveitando até mesmo aqueles jogos mais pesados.


Com Intel Core i5, 8GB de RAM, Windows 10, o notebook tem tela de 15.6 polegadas Full HD. Muito leve, o modelo é prático de carregar mesmo com a tela maior.


Com HD SSD, 4GB de memória de vídeo e conexão Bluetooth, o modelo é uma ótima opção de notebook melhor custo benefício. Permitindo que além de estudar você possa aproveitar entretenimento no notebook em suas pausas.


A etiqueta A+ de eficiência energética possibilita um aparelho eficiente no uso da bateria, garantindo que suporte de forma eficiente o uso sem estar conectado na fonte de energia. A bateria do modelo é de íon lítio.


O upgrade para o Windows 11 gratuito é garantido pela Lenovo, quando o mesmo estiver disponível ao longo de 2022.


Para quem deseja um notebook completo, bom para os estudos e que pode ser usado para diversão sem travamentos, o Lenovo IdeaPad Gaming 3 é uma das melhores opções na lista.

3. Lenovo IdeaPad 3i com Celeron

Notebook Barato

.

Notebook baratinho

Vai utilizar o notebook para tarefas simples, como edição de texto e leituras? Esta é uma boa escolha para quem não pode gastar muito.

O Lenovo IdeaPad 3i com o processador Intel Celeron é um notebook bom e barato para estudar, mas que não é muito potente.


Com Microsoft 365, Office e armazenamento de 1TB em nuvem o notebook tem uma boa relação entre custo e benefício quando o objetivo é simplesmente estudar com o modelo em questão.


A tela de 15,6 polegadas associada ao 4 GB de memória tornam o modelo eficiente para o uso de pacote office e demandas mais simples.


O notebook pesa apenas 2 quilos, fazendo com que o modelo seja fácil de transportar mesmo com a tela maior. Além disso, tem etiqueta A+ de eficiência energética, que é interessante para quem usa o notebook sem poder plugar na tomada.


Afinal, a bateria vai durar mais por ser um modelo com tamanha capacidade de eficiência energética.


Com memória de 4GB o notebook é aquele ideal quebra galho para o estudante que precisa de uma performance mediana, não pode investir muito e busca uma opção resistente e durável.  Portanto, se você busca um notebook barato para estudar no dia a dia, o Lenovo IdeaPad 3i é uma excelente opção.

4. Positivo Motion

Notebook baratinho

.

Notebook acessível para edição de documentos.

Quer um notebook acessível para fazer tarefas básica? Esse notebook pode ser uma ótima opção para você.

Diferente do modelo anterior, o Positivo Motion é um notebook para estudar barato, que supre as tarefas mais básicas. O famoso quebra galho.


O modelo tem Windows 10, tela de apenas 14.1 polegadas e realmente tem um dos menores preços em nossa lista.


Com Microsoft 365, o modelo tem teclado UP que é mais confortável para digitar. Além disso, a bateria dura até 7h com uma única carga, te ajudando na portabilidade. O modelo pesa apenas 1,3 kg o que é bastante prático de transportar para sua rotina de estudos.


A memória RAM de 4GB, com placa de vídeo integrada permitem um uso mais básico, para editar textos, assistir aulas em plataformas mais leves e ter total comodidade em seu dia a dia.


Com etiqueta de eficiência energética A+ possibilita a longa duração da carga única, trazendo um uso prático do equipamento.


Quem está com pouco dinheiro para investir e deseja um notebook com boa performance só para estudar e fazer funções mais básicas, pode aproveitar o Positivo Motion que não vai decepcionar para seus objetivos.

5. Acer Nitro 5

Placa de vídeo dedicada

.

Notebook potente com placa de vídeo dedicada.

Precisa de mais poder de fogo, este é um ótimo notebook para quem busca performance ou até mesmo uma jogatina durante as pausas do estudo.

Está procurando um notebook para estudar que é mais completo? O Acer Nitro 5 é um modelo gamer que tem excelente desempenho para estudar, jogar, assistir vídeos e fazer todas as suas atividades preferidas no dia a dia.


Com Windows 11, tela de 15,6 polegadas, 8GB de memória RAM o modelo tem teclado iluminado e um design incrível para que você possa usar nos estudos e na diversão.


Com processador Core i5 o notebook tem boa performance e não apresenta travamentos ao longo da experiência de uso. A tecnologia DTS X oferece um áudio diferenciado, o que é ótimo para jogar, assistir aulas e até mesmo filmes.


Com conexão Bluetooth o modelo é compatível com Cortana e tem bateria que dura em média 7 horas, facilitando a mobilidade com uma única carga.


O notebook pesa apenas 2.3 quilos, o que facilita o transporte quando precisa sair de casa levando o equipamento para facilitar sua dinâmica de estudos.


Aproveite que o Acer Nitro 5 é excelente para estudar e se divertir e invista em um modelo completo, que não vai te deixar na mão em momento algum.

6. Samsung Galaxy 

Bom preço

.

Notebook Custo Benefício para trabalhar.

Com um SSD de alta velocidade, Windows 11 de fábrica, 8GB de memória RAM e um processador Intel i5, este notebook é uma ótima opção

Com uma proposta completamente diferente do modelo anterior, o Samsung Galaxy é um notebook para quem não quer estourar o orçamento e quer um notebook básico.


Com Windows 11 PRO, 4GB de memória, o notebook tem um preço mais acessível e apenas 14 polegadas de tela, permitindo facilidade de transportar de casa para a sala de aula.


A tela do modelo tem tecnologia Full HD Led e anti-reflexo, permitindo um uso prático em ambiente externo.


São 128 GB de HD SSD, que oferecem ao seu notebook uma boa capacidade de funcionamento. Por ser uma opção mais básica, ele tem um bom custo benefício e boa durabilidade. Entregando eficiência ao que se propõe que é ser um notebook para estudar todos os dias.


Se quer economizar comprando um notebook com tecnologia Bluetooth de conexão, eficiência A+ de bateria e capacidade de duração de até 12 horas de bateria em modo de espera e 6 horas quando em uso, o notebook é portátil e muito eficiente para te ajudar a estudar.


Aproveite o Samsung Galaxy e tenha um notebook básico compatível com o seu orçamento e que tem qualidade habitual dos produtos Samsung. 

7. MacBook Air M1

Notebook topo de linha

.

Melhor notebook de alto padrão.

Portabilidade, alto desempenho e um design premium. Uma ótima escolha para quem tem um bom orçamento.

Para quem tem orçamento disponível, o MacBook Air M1 é um notebook premium para estudo.


Trata-se de um notebook bom para estudar, com tela de 13 polegadas, processador M1 da Apple, 8 GB de RAM e autonomia de bateria de até 18 horas.


Muito fino e leve, o notebook é capaz de oferecer núcleos gráficos até 5 vezes mais rápidos para jogos e apps que são mais exigentes.


Portanto, além de ser uma boa opção para os estudos, o modelo também é compatível com sua demanda de entretenimento nas horas vagas. 


Silencioso, o aparelho não proporciona incômodo durante o uso, uma vez que o barulho de ventoinha sumiu.


Com SSD de até 2 TB de armazenamento, você consegue salvar tudo que precisa em seu notebook.


Quem pensa em comprar o MacBook Air M1, deve saber que se trata de um notebook completo para estudar, se divertir e usar o dia inteiro, com excelente autonomia e um custo compatível com o que entrega.

Como escolher um notebook para estudo?

Alguns parâmetros são importantes na hora de escolher um notebook para estudos. Confira quais são os fatores que precisam ser analisados antes da compra:

Tela:

A qualidade da tela é um fator importante, por isso, é necessário observar uma série de questões como tamanho, resolução e tecnologias da tela para ter um notebook com bom custo benefício. 

Tamanho da Tela:

Com relação ao tamanho da tela dos melhores notebooks para estudar, quem precisa de mais portabilidade deve optar por tela de 14 polegadas ou menos. Uma vez que é mais fácil de colocar na mochila, por exemplo.


Já as pessoas que não possuem um hábito tão intenso de deslocamento com o notebook podem aproveitar telas maiores para o uso prolongado do equipamento.


As telas maiores tendem a ser mais confortáveis para o uso prolongado, em especial quando se tem uma área de trabalho maior.


É útil analisar a sua rotina, em especial, se é um estudante que pega ônibus todos os dias. Afinal, o tamanho maior da tela também representa mais peso em sua mochila. Portanto, observe qual a sua real necessidade e qual modelo é mais viável para o uso diário.

Resolução da Tela:

Quem realmente está comprando um notebook para estudar pode escolher um modelo com resolução de 720p que é o suficiente para ter clareza sobre as informações de textos.


Entretanto, quem precisa assistir vídeos com boa resolução, como as aulas EAD, pode optar por uma tela Full HD, que é mais aconselhável.


Dessa forma, terá uma tela que suporta tanto a edição de textos com clareza, quanto a visualização eficiente de vídeos.


O que é interessante para que você assista todas as suas aulas EAD em vídeo com qualidade de imagem, podendo visualizar com facilidade as informações das apresentações elaboradas pelos professores e powerpoint, por exemplo.


Bem como, poderá aproveitar o mesmo notebook para assistir vídeos no YouTube, por exemplo, e complementar seus conhecimentos sobre o tema estudado. 

Tecnologia Anti-Reflexo:

Quem vai utilizar o notebook em ambientes abertos, como restaurante, cafeteria ou até o campus da universidade, pode aproveitar a tecnologia anti-reflexo para ter mais qualidade na visualização da tela.


Uma vez que, os reflexos do ambiente não vão comprometer a visualização dos detalhes. Portanto, é uma tecnologia útil para garantir boa visibilidade mesmo em condições adversas.


Além disso, quem utiliza óculos sem anti-reflexo na lente normalmente tem dificuldade de visualizar detalhes por causa do reflexo. Ao optar por um notebook com a tela anti-reflexo o problema é eliminado de vez.


Portanto, é uma boa opção para ter uma experiência excelente no uso do notebook independentemente de qual seja o ambiente onde irá assistir suas aulas. 

Armazenamento:

Ter um armazenamento eficiente faz toda a diferença para o uso do seu notebook para estudar. Uma vez que, é necessário salvar informações, PDF e outros arquivos para seus estudos.

Tamanho:

O tamanho do armazenamento depende de seu volume de arquivos armazenados. Um truque para economizar é escolher um notebook com pouca capacidade de armazenamento, mas um SSD com alta velocidade.


Dessa forma, você pode usar o armazenamento em nuvem como o Google Drive para guardar todos os arquivos sem pesar em seu notebook.


O que é prático e otimiza seu cotidiano, possibilitando acesso aos arquivos por outros dispositivos como seu smartphone. Além de proporcionar economia, ter um armazenamento menor não significa que você terá pouca capacidade de guardar conteúdos de estudos que estão em uso.


Afinal, arquivos em PDF e word costumam ser mais leves e não demandam tanto de seu notebook. Sempre considere a sua demanda e as possibilidades diárias para escolher a memória de seu notebook com eficiência e evitar arrependimentos. 

Velocidade:

É interessante sempre observar que a velocidade impacta diretamente na performance de seu equipamento.


Optar por um SSD é uma escolha para quem busca iniciar o notebook em segundos e ter praticidade de acessar todas as informações necessárias.


Atualmente a maior parte dos modelos de notebooks oferecidos no mercado são SSD. Justamente por ser um modelo que é mais compatível com as demandas de mercado e que oferece uma experiência de uso mais interessante.


Apesar de ser mais caro, o SSD também demonstra como grande qualidade o fato de ser uma opção mais resistente. Diferente dos modelos tradicionais de HDs que acabavam sendo danificados por eventuais pancadas.

Memória RAM:

O mais indicado atualmente é que a memória RAM tenha ao menos 8GB, para evitar travamentos e para quem procura uma maior produtividade.


Entretanto, quem vai usar o notebook para tarefas mais básicas como uma edição de texto pode contar com um modelo 4GB que consegue oferecer uma performance mediana.


Para outras atividades que vão além das simples edições de textos é importante ter um notebook com melhor performance, no caso, um 8GB supre sua demanda na rotina de estudos evitando travamentos ao abrir várias ferramentas e aplicativos ao mesmo tempo.


Lembre-se que os 8GB vão rodar o sistema operacional sem muita dificuldade, enquanto você assiste a aula em vídeo e faz suas anotações em arquivo word.


Se você tem o costume de abrir muitas abas de uma só vez ou usar ferramentas mais pesadas, o notebook de 16Gb é a opção ideal. Entretanto, para uma simples rotina de estudos o 8GB suporta com eficiência.  

Bateria

Tanto para quem utiliza o notebook para trabalho quanto para quem utiliza para estudo. Bateria é um dos pontos cruciais na hora de escolher um laptop.


Observe que, os notebooks com telas maiores precisam de uma bateria com maior capacidade. Justamente para suportar a demanda trazida por uma tela maior.


Um ponto importante é analisar se o notebook fica muito tempo na rua. Uma vez que, o uso externo requer uma autonomia de ao menos 4 horas com uma carga completa.


O ideal é sempre preferir baterias que suportam tranquilamente até 6 horas, para que você possa ter tranquilidade de uso do equipamento em ambientes ao ar livre.


Observe as especificações do fabricante quanto a carga total e sua durabilidade. Quem faz questão de uma bateria muito eficiente normalmente opta por modelos que são ultrafinos. São notebooks mais caros, mas com ótimo desempenho de bateria.

Processador

Atualmente o mais recomendável é um Intel i3 ou um processador superior, para que consiga estudar sem travamentos.


Os processadores Ryzen atualmente estão em alta por causa do custo benefício. Lembre-se que, é um bom processador que vai fazer toda a diferença na sua experiência de uso com o notebook.


No caso do Ryzen 3, é possível ter uma performance básica, enquanto o Ryzen 5 oferece performance intermediária.


Os processadores mais potentes dão conta de quase todas as atividades. Quem busca uma opção gamer, por exemplo, costuma optar pelo Core i7 ou Core i9. Enquanto o Core i3 é um processador mais básico que atende sua demanda de estudo sem travamentos. 


A escolha do processador deve ser pautada pelo tipo de programa que você utiliza no cotidiano de seu notebook. Os programas mais básicos como pacote office, aulas em vídeo e abertura de PDFs exigem pouco dos processadores.

Portabilidade

Um notebook com tela menor que 14 polegadas, bateria com duração de 6 horas, tela anti-reflexo e leve é o modelo ideal para quem busca portabilidade no dia a dia.


Observe se a portabilidade é um fator importante para sua rotina ou algo que pode abrir mão. Dessa forma, você terá um critério na hora de comprar seu notebook que é indispensável de analisar.

Conclusão:

Escolher o melhor notebook para estudar pode ser muito mais fácil quando você sabe exatamente o que está buscando!


Considere todas as suas necessidades versus o capital disponível para investir e você terá condições de adquirir um modelo que realmente atende suas necessidades diárias e que é compatível com sua expectativa. Facilitando o processo de estudar online.


Afinal, algumas demandas não são supridas pelo uso do smartphone e o ideal mesmo é recorrer ao notebook para estudar com uma performance melhor. Aproveite as dicas e compre o seu corretamente.