Os 9 Melhores Roteadores Wifi em 2022

Roteador Wireless em cima da mesa

Está procurando o melhor roteador wifi em 2022? Confira nosso guia completo abaixo:

Usar a internet faz parte da nossa rotina. Estamos tão acostumados com ela que mal percebemos a importância de um bom roteador.

Mas, quando a nossa rede wifi cai ou começa a apresentar falhas em momentos importantes, então percebemos que algo pode estar errado. Lembre-se, para que a internet funcione bem quando mais precisamos, contar com um bom roteador é fundamental. 

Quer um roteador de longo alcance? Quer um roteador potente para fazer downloads mais rápidos? Quer um roteador que vai aumentar seu desempenho em jogos? 

Então, continue lendo, pois preparamos este guia completo com Os 9 Melhores Roteadores em 2022 para você não errar na sua escolha.

1

Roteador D-Link DIR-846

Melhor Roteador Potente

2

Roteador TP-Link WR941HP

Roteador Longo Alcance

3

Roteador TP-Link Archer C60

Melhor Roteador para fibra óptica

4

Impressora Canon Mega Tank G4111

Melhor Roteador Gigabit

5

Roteador Gamer Asus AC2900

Melhor roteador gamer

 6

Roteador D-Link DIR-878

Roteador bom e barato

7

Roteador D-Link DIR-615

300mpbs e repetidor

8

Roteador TP-Link WR840NW

300mpbs e QoS de IP

9

Roteador Intelbras RG 1200

Roteador básico

1. Roteador D-Link DIR-846

Melhor Escolha

.

O melhor roteador potente.

Com seis antenas potentes de alta velocidade e estabilidade, este roteador é o investimento ideal.

O Roteador D-Link DIR-846 é um dos roteadores mais vendidos do Brasil e é um dos dispositivos mais escolhidos pela sua versatilidade.

Esse roteador é Dual Band, ou seja, funciona tanto a 2.4Ghz quanto 5Ghz, o que permite uma alta velocidade com um longo alcance. Também aumentando o número de aparelhos que podem ser conectados ao mesmo tempo no sinal wi-fi.

Possui 6 antenas longas, uma quantidade de antenas que você não vê em todos os roteadores. Essa característica garante um ótimo alcance de transmissão do sinal de internet. 

É fabricado pela D-Link, uma das marcas mais conceituadas do mercado na produção de modems e roteadores, entre outros equipamentos de internet. Portanto, você já sabe o que pode esperar de produtos de qualidade e que cumprem o que promete. 

Esse modelo é chamado de Gigabit porque é capaz de proporcionar 1Gbps de velocidade de transmissão. O que é aproximadamente 10 vezes mais rápido do que os modelos dos concorrentes. 

Mas, a alta potência do sinal de internet não é a única vantagem dessa opção. Já que esse roteador wireless apresenta também ótima estabilidade de conexão. Então, o sinal não fica caindo nem oscilando enquanto você usa dispositivos conectados à rede. 

Possui função Guest Zone, o que permite criar redes de convidados para seus visitantes, enquanto protege sua conexão particular.

Logo, o D-Link DIR-846 é perfeito para quem usa muito a internet, gosta de jogar online, ver filmes, estudar em casa, etc. E quer ter uma conexão rápida, estável e de longo alcance.

2. TP-Link WR941HP

Longo Alcance

.

Melhor roteador para ambientes grandes e com muitas paredes.

Com antenas longas e uma boa estabilidade, esse é o famoso “roteador quebra paredes”.

O Roteador TP-Link WR941HP é também uma ótima escolha. Fabricado pela TP-Link, uma marca conceituada no ramo de roteadores.

Seus amplificadores de alta potência garantem uma maior velocidade de conexão com a internet. O alcance do sinal fica ótimo e a banda é a frequência 2.4 GHz. É perfeito para quem precisa de um sinal de internet forte em toda a casa.

Se você procura uma opção estável e veloz, sem o uso de repetidores, esse roteador é uma ótima opção.

Portanto, você pode utilizar qualquer dispositivo conectado à rede com a mesma qualidade de sinal.  E pode fazer isso em qualquer lugar da sua casa ou escritório.

Um dos destaques mais comentados desse produto é a facilidade de instalação. Pois, o roteador tem uma interface amistosa e comandos intuitivos que facilitam instalar o produto sem a necessidade de um técnico.

Além disso, as especificações do manual são bem detalhadas para ajudar ainda mais o usuário durante o processo de instalação. E a configuração do aparelho.

Esse modelo conta com aplicativo de instalação para dispositivos Android e iOS. O que é outro diferencial. Já as conexões de entrada e saída da internet são em cores diferentes, para não confundir o usuário durante o uso.

Com um design leve, é um aparelho fino, com três antenas bem fortes, e um bom acabamento. Seus 8dBi de potência de sinal o colocam na frente da maioria dos concorrentes, que apresentam apenas 6dBI.

Com tudo isso, o TP-Link WR941HP é um roteador que entrega alta velocidade de conexão com a internet e estabilidade de sinal em toda sua área de alcance que é de 900m².

3. TP-Link Archer C60

Veloz e Estável

.

Roteador Veloz e Estável.

Com uma ótima velocidade e estabilidade. Esses é um dos melhores roteadores atualmente.

Esse TP-Link Archer C60 também é um dos melhores roteadores wifi. Um modelo branco que vem com uma boa quantidade de antenas. Pois, são ao todo cinco antenas para garantir uma distribuição de sinal uniforme por toda a sua área de alcance.

Esse TP-Link C60 é um dos modelos preferidos dos consumidores brasileiros. Já que reúne algumas características muito procuradas, que são a facilidade de instalação e configuração. Além de uma ótima velocidade de conexão com a internet.

A facilidade de configuração vem principalmente da possibilidade de contar com o aplicativo da tp-link para realizar o procedimento. Então, você acessa e configura o roteador do seu dispositivo móvel.

Outro ponto positivo desta escolha é o preço competitivo. Afinal, estamos falando de um roteador Dual Band com cinco antenas. O que representa um ótimo custo benefício em alcance do sinal e transferência de dados.

A presença da tecnologia Beamforming da tp-link é outro diferencial desse aparelho. Pois, realiza de forma automática o mapeamento de todos os dispositivos conectados e fortalece o sinal wifi na direção deles.

Com 4 portas Ethernet e uma WAN, esse roteador TP Link é um modelo com alta potência e alto desempenho. Portanto, esse é o melhor roteador wi fi de 2022 para quem busca um equipamento de qualidade, mas quer um preço menor.

Com certeza o TP-Link Archer C60 é uma opção que vale a pena conferir antes de escolher o seu melhor roteador wi-fi.

4. D-Link DIR-822

Ótima Opção

.

Boa estabilidade e velocidade.

Co uma estabilidade acima da média, além de possuir uma velocidade. Este roteador é uma boa opção.

Esse D-Link DIR 822 é a nossa quarta indicação dos melhores roteadores wifi atualizados em 2022. Um modelo bonito, com 6 antenas e ótimo acabamento na cor preta.

Com uma boa quantidade de antenas, você conta com um sinal de internet de alta potência e cobertura uniforme. Portanto, é uma ótima escolha para casas maiores, sobrados e até mesmo ambientes de escritório.

Como modelo é Dual Band é possível operar tanto na frequência 2,4 GHz quanto em 5 GHz. Além disso, esse roteador wifi conta com a função guest Zone. O que possibilita criar redes de convidados sem ter que compartilhar a sua conexão particular.

Esse também é um modelo com porta Gigabit, e em nossa opinião, o melhor roteador gigabit da lista. Já que não é apenas um roteador rápido, e sim que entrega resultados de alto desempenho e alta potência de sinal. 

O desempenho do aparelho é estável, muito recomendado para quem gosta de videogames e assistir filmes e séries. Funções que normalmente precisam de conexão estável e alta velocidade.

Além disso, a quantidade de antenas e o seu tamanho, associada a tecnologia da porta Gigabit, permite que você conte com sinal de qualidade em qualquer ambiente do recinto. Mesmo que haja paredes mais espessas entre o seu dispositivo e o roteador.

O D-Link DIR 822 oferece um bom custo-benefício para quem busca um roteador com 6 antenas, e que seja Dual Band. Logo, pode ser o melhor roteador wifi para as suas necessidades como cliente.

5. Asus Gaming AiMesh AC2900

Roteador Gamer

.

Latência baixa e conexão estável.

Este roteador gamer é ótimo para que quer uma latência baixa ou ping baixo. Aumentando seu desempenho em jogos competivos.

O Roteador Gamer Asus AC2900 é a solução perfeita para quem busca um roteador wi-fi para jogos. Já que o produto é voltado para ter alto desempenho e atender as demandas do mundo gamer.

Quem joga online sabe que uma conexão lenta prejudica muito desempenho no jogo. Pior ainda são as quedas de sinal. Além disso, muitos jogos requerem um equipamento de rede de desempenho superior para rodar bem.

Alto desempenho, alta velocidade na conexão de internet e conexão estável é justamente o que você encontra nessa opção da Asus. Um roteador Dual Band, e com processador dual core 1.8 GHz.

Esse roteador também conta com a tecnologia WTFast, um acelerador de sinal que entrega uma experiência uniforme, e transmissão contínua até mesmo para jogar em 4K.

O modelo permite também configurar uma rede de internet para convidados separada da sua conexão particular. As antenas de alto desempenho da Asus também eliminam pontos mortos, e ampliam o sinal na direção dos dispositivos conectados.  

Além de tudo isso, o design do roteador possui linhas retas e firmes, 3 antenas, e um acabamento na cor preta com detalhes em vermelho. Um roteador que se destaca logo de cara pela aparência. E combina perfeitamente bem com o conjunto de equipamentos de um gamer.

Outro ponto importante a destacar é a facilidade de instalação e configuração do produto, que vem com um setup intuitivo. Assim que você conecta, ele já apresenta as principais configurações do aparelho.

O Asus Gamer AiMesh AC2900 atende bem às necessidades de qualquer Gamer. Ou usuário mais exigente com seu equipamento de rede.

6. D-Link DIR-878

Bom e Barato

.

Roteador Bom e Barato.

Este é um roteador simples, mas que cumpre o que promete.

Em sexto lugar entre os melhores roteadores wifi temos essa opção D-Link DIR 878. Um modelo mais simples que o anterior, mas apresenta ótima qualidade e também é mais barato.

Mais uma opção de roteador com frequência Dual Band, o DIR 878 tem quatro antenas para garantir maior alcance de sinal. E a tecnologia MU-MIMO 3×3 permite enviar dados de forma simultânea para até 3 dispositivos conectados à rede. 

Na prática, isso significa que você não vai ficar com o sinal de internet lenta se muitos dispositivos diferentes estiverem ligados no seu wi-fi.

Outro ponto positivo é a estabilidade do sinal, que não desliza mesmo quando há vários aparelhos ligados na sua rede de internet. 

Você também pode usar um aplicativo ou a própria rede wi fi para configurar o aparelho na web. Já que o dispositivo vem com uma rede própria para realizar esse procedimento.

E o processo de configurar é muito simples com ferramentas intuitivas que qualquer pessoa consegue usar. Um aspecto importante para usuários com poucos conhecimentos em informática.

Essa opção de roteador também possui um processador dual-core que torna o processamento de dados ainda mais rápido. Uma questão importante já que o roteador é um equipamento responsável por processar todos os dados de Internet que passam pela sua casa.

Considerado um modelo intermediário, o D-Link DIR 878 é um modelo recomendado para quem busca um roteador estável. E que basta conectar para que tudo funcione bem.

7. D-Link DIR-615

Roteador e Repetidor

.

Roteador simples com repetidor.

Este roteador gamer é ótimo para que quer uma latência baixa ou ping baixo. Aumentando seu desempenho em jogos competivos.

Se você mora em um lugar pequeno, e quer um roteador custo benefício, com certeza você vai gostar do D-Link DIR-615.

Esse produto tem um preço muito acessível e entrega o que promete. Com ele você pode rotear o sinal da sua internet para toda sua casa e aproveitar a sua conexão.

O produto atua no modo repetidor de sinal para fazer a ampliação do wi-fi existente. Para isso o modelo atua na faixa de 2.4 GHz, e apresenta um alcance maior do que muitos concorrentes apesar de ser um modelo básico.

Suas 2 antenas fazem um trabalho competente na distribuição uniforme do sinal em toda área de cobertura. Tudo com a qualidade da marca D-Link, outro grande fabricante de equipamentos de rede.

Sua área de alcance é de 100 m², número que atende bem às necessidades da maior parte das casas e apartamentos. Esse roteador também apresenta um sinal estável e boa velocidade de conexão.

Além de tudo isso, também é um modelo fácil de instalar e configurar. Ponto positivo para usuários que não querem depender de um técnico para ter a internet funcionando.

Em resumo, esse modelo D-Link DIR-615 é perfeito para quem busca um roteador de qualidade, com sinal homogêneo, para aumentar a produtividade no seu dia a dia.

8. TP-Link WR840N

Roteador Básico

.

Latência baixa e conexão estável.

Este roteador gamer é ótimo para que quer uma latência baixa ou ping baixo. Aumentando seu desempenho em jogos competivos.

O TP-Link WR840N é um roteador wireless que também é um modelo básico de entrada. Perfeito para quem está em busca de um equipamento com preço mais acessível.

Com 2 antenas para amplificar e repetir o sinal de internet que chega até o aparelho para o ambiente, esse modelo opera na frequência de 2.4 GHz. Dessa forma, esse TP link alcança facilmente a velocidade de 300 Mbps, o que é suficiente para maioria dos usuários.

Mais um ponto positivo para essa escolha é a interface intuitiva da sua página interna de configuração. Portanto, qualquer pessoa consegue realizar os procedimentos básicos necessários para configurar o aparelho.

Apesar de ser um modelo mais básico, esse roteador também conta com alguns recursos extras. Por exemplo, é possível configurar uma rede de convidados para seus visitantes. Dessa forma, você protege sua conexão privada.

O aparelho também conta com a presença de um botão WPS, que permite conectar um repetidor de sinal wi-fi caso você precise. 

Além disso, também conta com controle de largura de banda. Função que estabelece a velocidade da conexão necessária para cada dispositivo conectado na sua rede ter o melhor desempenho.

Esse modelo é especialmente elogiado pelo sinal potente da internet. E por ser compatível com o Chromecast, o que facilita ainda mais o processo de instalação e configuração.

Então, quem optar pelo TP-Link WR840N vai adquirir um roteador bom e básico, mas com ótimo custo benefício. Além de ter algumas funções extras.

9. Intelbras Dual Band RG 1200

Roteador Simples

.

Roteador básico

Este roteador gamer é ótimo para que quer uma latência baixa ou ping baixo. Aumentando seu desempenho em jogos competivos.

A nossa última dica é o Roteador Intelbras RG 1200, que também é um dos melhores roteadores wifi de 2022. Um modelo com 4 antenas e 4 portas lan Gigabit, que aumenta ainda mais a velocidade da internet.

E como esse roteador é Dual Band, você pode configurar conexões tanto em 2.4 GHz quanto em 5 GHz. Com isso, é possível usufruir de uma velocidade ainda maior aliada à ótima estabilidade de sinal.

Outro ponto positivo desse roteador é que toda configuração e gerenciamento de rede pode ser feita pelo aplicativo Wi-Fi Control Home, disponível tanto para Android quanto para iOS.

O aplicativo também permite realizar o controle parental, bloqueando o acesso a conteúdos indesejados. Ou fazendo o bloqueio de acesso a conteúdos em determinados horários.

É uma ótima opção de roteador para quem quer um modelo com um bom desempenho em Jogos online. E para assistir filmes e séries com qualidade HD. 

Além disso, você também pode contar com ele para ter um sinal estável com vários dispositivos conectados na sua rede. O que é ótimo para famílias grandes, ou até mesmo para um escritório.

O melhor de tudo é que a conexão continua veloz e estável em todos os dispositivos conectados ao mesmo tempo. Então, nenhum usuário terá sua produtividade prejudicada durante a realização de suas tarefas online.

O Intelbras Dual Band RG 1200 é um modelo com design simples na cor preta e acabamento de qualidade. Uma escolha perfeita para quem quer um produto com qualidade superior e preço intermediário.

Como escolher o roteador certo para você?

Não é incomum ficar confuso ao conferir as especificações técnicas de um roteador wi-fi. Afinal, para usuário leigo em informática os números e outros dados apresentados podem ser difíceis de interpretar.

É importante entender alguns dados técnicos antes de escolher o melhor roteador para suas necessidades de uso.

Já que ao entender melhor essas especificações você pode fazer o melhor aproveitamento do aparelho. E muitas vezes gastar menos do que gastaria com um modelo diferente.

Então, exatamente o que observar ao escolher o melhor roteador wi-fi? Continue lendo e confira.

Qual é a melhor marca de roteador?

Atualmente, as marcas líderes mundiais no segmento de roteadores e soluções de rede são: TP-Link e D-Link. Nacionalmente, também é possível encontrar bons roteadores da marca Intelbras, que possuem também um bom valor para quem quer gastar pouco.


No segmento roteador gamer, a marca Asus vem fazendo um bom trabalho. Aliando produtos de qualidade e performance, e um belo design.

Antenas

Você deve ter observado que os roteadores possuem diferentes números de antenas. Desde dispositivos com duas antenas até aparelhos com 6 antenas.

Acontece que um modelo com mais antenas permite uma melhor conexão e estabilidade do sinal internet. Além de permitir que mais dispositivos permaneçam conectados com a mesma qualidade de conexão.

Outro ponto positivo de ter um número maior de antenas é que o sinal fica mais estável em um ambiente com muitas redes wi-fi. O que pode ser trocado de um prédio de apartamentos ou um ambiente comercial.

Porém, se a sua casa não for muito grande e não houver muitas redes wi-fi por perto, um roteador com menos antenas pode superar bem suas necessidades.

Velocidade

Quem procura pelos melhores roteadores wi-fi para escolher o seu também precisa ficar de olho na velocidade do aparelho.

A maior parte dos roteadores tem velocidade de até 300 mbps, o que supre bem as necessidades para casas e locais térreos. Contudo, para modelos com essa velocidade em locais com mais de um andar, é recomendado instalar repetidor de sinal.

Existem também alguns aparelhos com velocidades superiores a 300 megas. Que podem dispensar a necessidade de um repetidor para outros andares onde o aparelho será usado.

Vale lembrar que a velocidade da sua conexão também depende da velocidade do seu plano de internet. É interessante ter uma internet de fibra óptica para tirar o melhor do seu roteador.

2,4 GHz ou 5 GHz

Roteadores wireless Dual Band possuem as duas bandas de conexão 2.4 GHz e 5 GHz. Já um roteador mono band apresenta apenas a banda de 2.4 GHz.

Esse aspecto importante para a velocidade da sua conexão. Pois, as redes wi-fi configuradas em 5 GHz são mais rápidas. E possuem menor latência. No entanto, apresentam menor alcance.

Por outro lado, a banda 2.4 GHz apresenta maior alcance do sinal embora a velocidade seja um pouco menor. Então, também é uma boa escolha. A decisão depende das suas prioridades de uso do equipamento.

Para jogos

Escolher o roteador certo é fundamental para quem quer ter o melhor desempenho em jogos. Pois, os jogos requerem uma conexão estável, com pouca latência e alta velocidade. Evitando assim o famoso lag e ping alto.

Nesse caso, os roteadores mais recomendados são os dual-band que permitem configurar sua rede wi-fi na frequência 5 GHz. 

Além disso, é importante se certificar de que você vai estar no mesmo ambiente que o roteador. Visto que quanto menos paredes entre você e o equipamento, maior será a qualidade da internet, melhorando a conexão.

Essas configurações aliada a um bom plano de banda larga, proporcionam um melhor desempenho nos seus jogos.

Antenas com mais dBi

O dBi é uma medida que representa o ganho de sinal da antena. Portanto, indica a intensidade de sinal que a antena pode emitir e receber.

Dessa forma, o dBi tem impacto direto na velocidade e estabilidade da conexão da internet. Ou seja, quanto maior for o dBi da antena, melhor é o sinal que o modem wifi  proporciona.

Você vai encontrar modelos com diferentes valores de dBi no mercado. O ideal é escolher um modelo com pelo menos 5 dBi. Mas, se você quiser realmente investir em uma boa qualidade de sinal, escolha um modelo com 8 ou mais dBi.

Esses modelos podem ser um pouco mais caros, mas vale a pena o investimento pela velocidade, estabilidade e a abrangência do sinal que proporcionam.

Dicas extras

Considere também o tamanho da sua casa (ou ambiente de trabalho) na hora de escolher um roteador. Lembre-se que em ambientes maiores, você precisa de mais alcance do sinal e uma cobertura homogênea para toda a área, neste caso o melhor modem roteador costuma ser aquele com antenas grandes.

Outra forma de garantir uma maior cobertura de rede é utilizando um repetidor de sinal wifi. Entretanto, apesar do baixo custo, terá desvantagem na latência, velocidade e qualidade do sinal.

O número de dispositivos que vão usar a conexão wi-fi também é importante. Se você tem uma família grande com muitos dispositivos conectados, considere isso antes de fazer sua escolha. 

Pois, o mais recomendado nesse caso é investir um pouco mais em um aparelho com mais alcance, maior cobertura e velocidade. Dessa forma, você garante que todos vão usufruir da internet com a mesma qualidade de sinal.

Além disso, se você não tem muito conhecimento de internet e quer configurar o aparelho você mesmo, o melhor é escolher um modelo de fácil configuração.

Os dispositivos com tecnologia mesh utilizam uma topologia de malha (do inglês, mesh) onde todos os terminais de rede são conectados entre todos, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados, resultando em uma cobertura homogênea para toda a área. Confira nosso guia sobre roteador mesh

Conclusão

Neste guia apresentamos tanto modelos intermediários e modelos de entrada, quanto opções mais avançadas.

Tudo isso permite que você possa escolher o melhor roteador custo-benefício para as suas necessidades. Já que pode optar por comprar um produto apenas com as funções e configurações que você precisa.

Em geral, no quesito melhor roteador 2022, o roteador Wireless D-Link DIR-846 é uma ótima escolha. Um modelo que apresenta o melhor custo benefício em termos de preço, velocidade, estabilidade e alcance de conexão. Sendo bastante versátil.

Como vimos, esse modelo tem seis antenas e um ótimo alcance. E também permite configurar uma rede de conexão à internet para seus visitantes. 

Perfeito para quem recebe muitas visitas e quer manter a privacidade da sua rede particular. Mas, ainda assim ser gentil com os convidados.

Agora para o usuário que procura um modelo avançado, e está disposto a investir mais, a escolha certa é o Asus Gaming AiMesh AC2900. Um produto perfeito para quem procura melhor desempenho em jogos.

Além de ser a opção certa para gamers, também é a opção mais indicada para usuários que precisam manter muitos dispositivos conectados. Mostrando ser um aparelho bastante versátil e de alto desempenho.

Agora, se você procura um aparelho simples, sem muitos recursos ou alcance de rede, mas que cumpre o que promete, o D-Link DIR-615 é uma boa opção.

Apesar de ser o modelo mais simples da lista, faz o que é preciso para manter sua internet funcionando bem. Além de ser também a opção mais barata dessa seleção.

Uma boa dica é anotar as suas prioridades e fazer um check list do modelo escolhido para ver se ele atende às suas necessidades. Assim, é possível ter mais certeza de estar comprando o roteador certo para você.

Vale lembrar que a escolha do seu roteador sempre depende das suas prioridades de uso do aparelho. Mas, se você apenas quer uma conexão wi-fi e não tem necessidades de uso específicas, o preço pode ser o seu critério de escolha.